quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Envelhecimento demográfico

O envelhecimento demográfico é uma realidade nos países desenvolvidos do continente europeu, da América do Norte e da Oceânia, fruto de uma taxa de natalidade muito baixa, incapaz de renovar, na maioria dos países, as gerações. Assim, e face à cada vez maior longevidade do ser humano e às baixas taxas de natalidade, as ditas sociedades modernas estão a ficar cada vez mais envelhecidas.

Porém, apesar da queda da natalidade nos países em desenvolvimento, a população mundial continua a crescer a um ritmo alucinante, pelo menos até 2050, pelo facto de nos países em desenvolvimento ainda se verificarem elevadas taxas de natalidade.

Assim, enquanto nos países mais pobres do mundo persistem estruturas muito jovens, nos países mais ricos, sobretudo do hemisfério norte, a diminuição do número de crianças é assustadora e com consequências muito nefastas para essas economias.

Entre outras podem ser referidas as seguintes causas para a diminuição da natalidade nos países desenvolvidos:

  • Casamentos em idades cada vez mais tardias;
  • Fragilidade de relacionamentos entre casais (subida vertiginosa do número de divórcios);
  • A aposta da mulher na sua formação académica ou profissional;
  • A carreira profissional enquanto prioridade de projeto de vida;
  • O aumento das despesas com os filhos (saúde, educação, alimentação e lazer);
  • A elevada taxa de utilização de métodos contracetivos e planeamento familiar;
  • A preocupação com a qualidade de vida individual e dos seus descendentes.
Por todos estes motivos, ou outros que se possam evocar, o envelhecimento demográfico em Portugal, na Europa e no Mundo atingem números assustadores como podemos observar pelo excelente vídeo abaixo disponível. A não perder.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O mapa do Carbono

As emissões de carbono estão na base do aquecimento global do planeta. Para que se possa ter uma ideia aproximada de quais são os maiores pr...