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AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO
VELHO  
ANO LETIVO 19-20 
GEOGRAFIA - MATRIZ DO TESTE 4
TEMA: A evolução da população mundial
| 
Conceito | 
Objetivo | 
Já sei | 
Rever | 
Dúvida | 
| 
O crescimento das grandes cidades – taxa de
  urbanização | 
. Identificar países que não tenham ou que tenham aumentado
  significativamente o número de habitantes da sua população urbana; 
. Identificar fatores explicativos
  para o aumento ou estagnação da população urbana; |  |  |  | 
|  |  |  | ||
| 
Os problemas das grandes cidades | 
. Identificar problemas das grandes
  cidades dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento; 
. Enunciar soluções para
  resolver problemas específicos das grandes cidades, nomeadamente os
  ambientais e os da circulação rodoviária; |  |  |  | 
|  |  |  | ||
| 
As áreas funcionais | 
. Identificar funções associadas ao centro da cidade; | |||
| 
. Identificar funções associadas a outras áreas das
  cidades; |  |  |  | |
| 
. Conhecer o significado de CBD; |  |  |  | |
| 
. Compreender a distribuição das áreas funcionais
  consoante a variação do preço do solo; |  |  |  | |
| 
. Compreender a dificuldade de implantação de uma
  área industrial ou de grandes superfícies comerciais no CBD; |  |  |  | |
|  |  |  |  |  | 
| 
Os diferentes tipos de morfologia urbana | 
Identificar numa
  planta o tipo de planta que lhe está associada; |  |  |  | 
| 
Mencionar as principais
  caraterísticas dos diferentes tipos de plantas; |  |  |  | 
| 
A inter-relação do espaço rural e urbano | 
Compreender exemplos de relações de complementaridade que realce a
  importância do espaço urbano para o espaço rural e vice-versa. |  |  |  | 
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO -
ANO LETIVO 19-20
GEOGRAFIA
MATRIZ DO TESTE 3
TEMA: A evolução da população mundial
| 
Conceito | 
Objetivo | 
Já sei | 
Rever | 
Dúvida | |
| 
Consequências do envelhecimento populacional e de um crescimento
  populacional descontrolado | 
. Identificar consequências negativas de correntes do envelhecimento
  populacional e de um crescimento populacional descontrolado. | ||||
| 
Políticas natalistas e anti natalistas | 
. Conhecer o conceito de políticas natalistas e anti
  natalistas. | ||||
| 
. Identificar medidas
  a adotar para equilibrar as diferentes estruturas populacionais. | |||||
| 
As grandes concentrações e os grandes vazios humanos | 
. Conhecer as
  caraterísticas físicas dos principais vazios humanos a nível mundial; | ||||
| 
. Localizar as principais concentrações humanas
  mundiais. | |||||
| 
. Conhecer os fatores físicos e humanos que conduzem à concentração populacional. | |||||
| 
Movimentos da população e as principais causas | 
. Compreender o conceito de cada movimento
  migratório; | ||||
| 
Principais caraterísticas das migrações | 
Identificar tipos de movimentos migratórios e
  as caraterísticas quanto à duração e ao espaço | ||||
| 
Consequências das migrações | 
Referir consequências
  positivas ou negativas a nível económico, social e a nível populacional para países
  de partida e de chegada. | ||||
| 
Os grandes ciclos migratórios internacionais | 
. Identificar
  fluxos migratórios a nível internacional. | ||||
| 
Fatores atrativos/repulsivos que influenciem as migrações | 
.Mencionar fatores repulsivos/atrativos que
  originem a saída/entrada de população de uma dada região | 
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO - ANO LETIVO 19-20
GEOGRAFIA
MATRIZ
DO 2.º TESTE DE GEOGRAFIA – 8.º ANO - 1.º PERÍODO
- . Associar diferentes valores de EMV a diferentes níveis de desenvolvimento;. Identificar os motivos de uma baixa EMV nos países menos desenvolvidos do mundo;. Identificar os motivos de uma elevada EMV nos países mais desenvolvidos do mundo
A
 distribuição e evolução da taxa de fecundidade no mundo
. Conhecer a
 definição de taxa de fecundidade ou de índice sintético de
 fecundidade.
A
 distribuição da taxa de mortalidade no mundo
.
 Relacionar o diferente nível de desenvolvimento dos países e os
 diferentes valores de taxa de mortalidade associados;
.
 Identificar fatores explicativos para as ainda elevadas taxas de
 mortalidade nos PED;
.
 Identificar fatores explicativos para os valores relativamente
 elevados de mortalidade nos PD.
A
 distribuição e evolução da taxa de mortalidade infantil no mundo
. Identificar os
 motivos que justificam valores de taxa de mortalidade infantil ainda
 elevada na maioria dos PED;
. Identificar os
 motivos que justificam valores de taxa de mortalidade infantil muito
 baixos na maioria dos PD.
A taxa de crescimento natural e a sua distribuição
 no mundo
. Compreender
 os motivos que justificam a diferença entre o crescimento natural
 elevado, na maior parte dos PED e o baixo crescimento natural, ou
 até mesmo negativo, nos PD.
A distribuição e evolução da esperança média
 de vida (EMV) no mundo
A estrutura etária da população e os grupos
 etários
. Analisar pirâmides etárias a partir de um formato padrão;
. Caraterizar a estrutura etária de
 países desenvolvidos a partir de pirâmides etárias;
. Caraterizar a estrutura etária de
 países em desenvolvimento a partir de pirâmides etárias;
. Relacionar indicadores demográficos
 como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e a esperança
 média de vida com a análise de pirâmides etárias.
Observação: A matriz dá indicações importantes
para orientar o estudo. No entanto, não dispensa o estudo integral
dos conteúdos lecionados sobre os temas selecionados para o teste.
MATRIZ DO TESTE 1
TEMA: A evolução da população mundial
| 
Conceito | 
Objetivo | 
Já sei | 
Rever | 
Dúvida | |
| 
O diferente desenvolvimento dos países | 
. Distinguir noções de país desenvolvido, país em desenvolvimento e
  países emergentes. | ||||
| 
Conhecer e calcular os principais indicadores demográficos | 
. Calcular o crescimento natural, a taxa de
  natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural e a taxa de
  mortalidade infantil; | ||||
| 
. Analisar e interpretar resultados; | |||||
| 
. Compreender em que situações o crescimento natural
  é positivo, negativo ou nulo. | |||||
| 
Compreender a evolução demográfica mundial | 
. Analisar a
  evolução da população mundial; 
. Conhecer as diferentes fases da população mundial
  e o comportamento dos indicadores demográficos em cada uma delas.  | ||||
| 
A distribuição e evolução da taxa de natalidade no mundo | 
. Conhecer os fatores explicativos do diferente
  comportamento da taxa de natalidade nos países desenvolvidos e nos países em
  desenvolvimento; | 
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO - ANO LETIVO 18-19
GEOGRAFIA
MATRIZ DO TESTE 5
TEMAS: RISCOS MISTOS: A ATMOSFERA
| 
Conceito | 
Objetivo | 
Página | 
Já sei | 
Rever | 
Dúvida | 
| 
A atmosfera: papel, composição e
  estrutura vertical | 
. Compreender o fenómeno de efeito
  de estufa natural; | 
94 | |||
| 
. Conhecer as funções essenciais
  da atmosfera; | 
95 | ||||
| 
. Reconhecer as diferentes camadas
  da atmosfera 
. Conhecer a importância da
  estratosfera; | 
95 | ||||
| 
. Identificar
  a composição da atmosfera; | 
97 | ||||
| 
O aumento do efeito de estufa | 
. Compreender
  o fenómeno de efeito de estufa artificial; 
.  | 
99 | |||
| 
Consequências do aumento do efeito de
  estufa | 
. Identificar consequências do
  aumento do efeito de estufa; | 
100 à 103 | |||
| 
Camada protetora de ozono | 
. Explicar
  o fenómeno de depleção da camada de ozono; | 
108 e 109 | |||
| 
.
  Identificar os gases (e a sua proveniência) que reduzem a camada de ozono; | 
108 e 109 | ||||
| 
.
  Reconhecer as consequências da camada de ozono; | 
108 e 109 | ||||
| 
Smog – um problema de poluição urbana | 
.Compreender
  a forma como se forma o Smog; 
.  | 
110 | |||
| 
.Identificar consequências
  provenientes do Smog; | 
111 | ||||
| 
. Explicar
  o conceito de ilha de calor; | 
111 | 
Para o primeiro teste
deste período (fev.2019) deves estudar muito bem os seguintes pontos:
1.       Conhecer
a definição de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD)
2.       Reconhecer
o principal objetivo da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD)
3.       Conhecer
os fatores de insucesso da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) nos PED
4.       Explicar
o funcionamento da ajuda multilateral
5.      Conhecer formas de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD)
6.      Explicar o que é a ajuda desligada
7.      Reconhecer a área de atuação dos seguintes organismos (OMS, OMC, FMI e
UNICEF) 
8.      Explicar a importância da redução da dívida externa dos PED
9.      Conhecer os Objetivos do Milénio
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO - ANO LETIVO 2018-19
GEOGRAFIA
MATRIZ DO TESTE 2
TEMAS: PAÍSES COM DIFERENTES GRAUS DE DESENVOLVIMENTO E
INTERDEPENDÊNCIA ENTRE ESPAÇOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO
| 
Conceito | 
Objetivo | 
Página | 
Já sei | 
Rever | 
Dúvida | 
| 
Índice de Desenvolvimento Humano | 
. Conhecer a definição de IDH; 
. Identificar as três dimensões
  básicas do desenvolvimento humano; | 
22 | |||
| 
. Reconhecer as críticas apontadas
  ao IDH; | 
23 | ||||
| 
. Localizar no mapa mundo os
  países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. | 
22 | ||||
| 
Índice de Pobreza Multidimensional | 
. Conhecer
  a definição de Índice de Pobreza Multidimensional e as suas dimensões de
  estudo; | 
24 | |||
| 
Índice de Desigualdade de Género | 
. Conhecer
  a definição de Índice de Desigualdade de Género (IDG) e as suas dimensões de
  estudo; | 
24 | |||
| 
Herança histórica | 
. Reconhecer os obstáculos ao
  desenvolvimento associados aos efeitos da colonização europeia; | 
35 | |||
| 
Défice democrático | 
.
  Reconhecer a relação existente entre o défice democrático e a corrupção e os conflitos
  armados; | 
36 | |||
| 
. Explicar por que motivos a dívida
  externa se constitui como um obstáculo ao desenvolvimento; | 
37 | ||||
| 
. Identificar as categorias dos principais
  obstáculos ao desenvolvimento; | 
39 | 
MATRIZ 8.º ANO
1.o Teste de avaliação – 3.o período
| 
Conceito | 
Objetivo | 
Página | 
Já sei | 
Rever | 
Dúvida | 
| 
Fatores condicionantes da agricultura | 
. Encontrar soluções para os fatores condicionantes da agricultura. | 
126 | |||
| 
A agricultura moderna e a agricultura
  de subsistência | 
. Conhecer as caraterísticas da agricultura moderna. | 
128 | |||
| 
Conhecer as caraterísticas da agricultura de subsistência. | 
128 | ||||
| 
Os diferentes sistemas de cultivo | 
. Reconhecer os diferentes tipos de sistemas de cultivo, no que respeita
  à quantidade de culturas, uso do solo e irrigação. | 
129 | |||
| 
Agricultura de plantação | 
. Identificar tipo de culturas produzidas pela agricultura de plantação. 
. Identificar vantagens advenientes das energias renováveis. | 
130 | |||
| 
Impactes ambientais da agricultura
  moderna | 
. Identificar os problemas ambientais da agricultura moderna. | 
132 | |||
| 
Agricultura biológica | 
. Identificar vantagens e desvantagens da agricultura biológica. | 
134 | |||
| 
A importância da pecuária no mundo
  atual | 
. Distinguir as caraterísticas da pecuária intensiva das da pecuária
  extensiva. | 
139 | 
1.o Teste de avaliação – 2.o período
| 
Conceito | 
Objetivo | 
Página | 
Já sei | 
Rever | 
Dúvida | 
| 
Distribuição da população mundial | 
. Conhecer a localização das quatro grandes concentrações humanas. | 
58 e 59 | |||
| 
. Enunciar fatores que conduziram à concentração populacional na Ásia
  Oriental e na Europa Ocidental e Central. | 
58 e 59 | ||||
| 
. Conhecer caraterísticas de vazios humanos, como por exemplo: deserto de
  Gobi, Alasca, Amazónia e Himalaias. | 
60 e 61 | ||||
| 
. Localizar os seguintes vazios humanos: deserto de Gobi, Alasca,
  Amazónia e Himalaias. | 
60 e 61 | ||||
| 
Mobilidade da população | 
. Saber o que significa emigração e imigração. | 
64 | |||
| 
. Dar exemplo de outro movimento migratório para além de emigração e
  imigração. | 
64 | ||||
| 
. Caraterizar no tempo e no espaço os seguintes movimentos migratórios:
  sazonal, êxodo rural e emigração. | 
65 | ||||
| 
Fluxos migratórios | 
. Identificar no mapa os principais fluxos migratórios. | 
69 | |||
| 
. Referir os fatores que motivem a entrada ou saída de população numa
  dada região | 
68 | ||||
| 
. Referir uma consequência positiva e uma negativa para os países de
  chegada e de partida. | 
72 | ||||
| 
As cidades, principais áreas de
  fixação humana | 
. Identificar num mapa regiões do mundo com maior ou menor crescimento
  urbano. | 
82 | |||
| 
Os problemas das grandes cidades | 
. Identificar problemas das grandes cidades e conhecer soluções para os
  mesmos. | 
84 | |||
| 
Organização funcional das cidades | 
. Conhecer as funções do CBD e que tipo de classe social que as habita; 
. Identificar áreas da cidade onde habitam as classes sociais mais
  desfavorecidas; 
. Enunciar motivos que dão origem à formação de novas áreas centrais  | 
86 e 87 | 
2.o Teste de avaliação – 1.o período
Ano letivo 2017/18
| 
Conceito | 
Objetivo  | 
Página | 
Já sei | 
Rever | 
Dúvida | 
| 
Índice de desenvolvimento humano | 
. Conhecer o conceito de
  país desenvolvido, país em desenvolvimento e país emergente | 
14 | |||
| 
. Associar países ao valor
  de IDH | 
15 | ||||
| 
Conhecer e calcular os principais indicadores
  demográficos | 
. Crescimento natural 
. Taxa
  de natalidade 
.
  Taxa de mortalidade 
.
  Taxa de mortalidade infantil 
.
  Taxa de crescimento natural | 
13 | |||
| 
. Compreender a evolução da
  taxa de crescimento natural da população a partir da evolução de dados
  estatísticos | 
13 | ||||
| 
. Compreender quando o crescimento natural negativo, positivo ou nulo. | 
13 | ||||
| 
Compreender a evolução demográfica mundial | 
. Analisar a evolução da população mundial. 
.
  Compreender o modelo de Transição Demográfica e a evolução do comportamento da
  natalidade e da mortalidade. | 
18 
17 | |||
| 
. Associar diferentes valores
  de taxa de natalidade a países com diferentes graus de desenvolvimento | 
21 | ||||
| 
Fatores explicativos do diferente
  comportamento da taxa de natalidade nos países desenvolvidos e nos países em
  desenvolvimento | 
.Identificar os fatores que
  justificam diferentes valores de taxa de natalidade entre países
  desenvolvidos e em desenvolvimento | 
22 | |||
| 
A distribuição e evolução da taxa de
  fecundidade no mundo | 
. Conhecer o conceito de
  Índice Sintético de Fecundidade | 
23 | |||
| 
A distribuição e evolução da taxa de
  mortalidade no mundo | 
. Associar diferentes valores
  de taxa de natalidade a países com diferentes graus de desenvolvimento | 
25 | |||
| 
Fatores que contribuíram para a diminuição da
  taxa de mortalidade nos países em desenvolvimento | 
. Conhecer os fatores
  explicativos que contribuíram para a diminuição da taxa de mortalidade nos
  países em desenvolvimento | 
26 | |||
| 
A distribuição e evolução da taxa de
  mortalidade infantil no mundo | 
. Associar diferentes valores
  de taxa de mortalidade infantil a países com diferentes graus de
  desenvolvimento | 
28 | |||
| 
. Conhecer os fatores
  prioritários da redução da taxa de mortalidade infantil nos países em
  desenvolvimento | 
29 | ||||
| 
O crescimento natural da população –
  projeções por continente | 
. Interligar o crescimento
  populacional por continente com o diferente comportamento da taxa de
  natalidade e de mortalidade | 
20 | |||
| 
A distribuição e evolução da esperança média
  de vida no mundo | 
. Associar diferentes valores
  de esperança média de vida a países com diferentes graus de desenvolvimento | 
30 | |||
| 
. Identificar os fatores
  explicativos da diferente esperança média de vida entre países desenvolvidos
  e em desenvolvimento | 
30 | 
MATRIZ 9.º ANO
1.o Teste de avaliação – 3.o período
Ano letivo 2016/17
 
| 
Subdomínios | 
Descritores | 
| 
. O aumento do efeito de estufa | 
.
  Enunciar atividades humanas que contribuam para o aumento do efeito de
  estufa; 
.
  Reconhecer processos naturais que contribuam para o aumento do efeito de
  estufa; 
.
  Conhecer os gases que contribuem para o aumento do efeito de estufa; 
.
  Reconhecer consequências resultantes das alterações climáticas; 
.
  Reconhecer consequências da subida do nível médio das águas do mar; 
.
  Mencionar fatores que contribuem para o aumento do dióxido de carbono na
  atmosfera; 
.
  Identificar medidas que devam ser adotadas para controlar o aumento do
  dióxido de carbono na atmosfera; 
.  Conhecer as alterações provocadas pelo
  aquecimento global ao nível da temperatura média da Terra e na precipitação
  média nas várias regiões do planeta; 
.
  Compreender os diferentes níveis de poluição atmosférica entre as áreas
  urbanas e as áreas rurais; | 
| 
. A diminuição da espessura da camada de ozono | 
. Conhecer as consequências diretas da diminuição da espessura da camada
  de ozono; | 
| 
. Chuvas ácidas | 
. Identificar medidas que contribuam para a redução das chuvas ácidas; | 
| 
.Desigualdades na distribuição e acesso a água doce | 
. Conhecer a distribuição da água à superfície do
  planeta; . Enunciar os fatores que contribuem para a poluição das águas dos rios e dos lagos. | 
| 
. Degradação das águas continentais e marinhas | 
. Principais fatores que contribuem para a poluição das águas dos rios e
  dos lagos. | 
| 
. Degradação do solo e desertificação | 
. Reconhecer diferentes tipos de degradação dos solos; 
. Causas e efeitos da degradação dos solos; 
. Identificar as estratégias que poderão ser
  desenvolvidas para proteger o solo. | 
| 
. A importância das florestas | 
. Compreender o conceito de desflorestação; 
. Valorizar a importância das florestas; 
. Identificar causas e consequências da desflorestação. | 
Bom estudo, amigos!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
MATRIZ 7.º ANO
2.o Teste de avaliação – 2.o período
Ano letivo 2016/17
| 
Domínio | 
Subdomínio | 
Objetivos | 
| 
A
  Terra: estudos e representações -  
A
  localização dos diferentes elementos da superfície terrestre | 
Europa física | 
.Localizar no mapa os principais elementos físicos
  europeus; 
. Conhecer as fronteiras naturais da Europa. | 
| 
Europa política | 
. Localizar no mapa os países europeus; 
. Conhecer as capitais dos países europeus. | |
| 
União Europeia | 
. Identificar os países que integram a União
  Europeia; 
. Conhecer os principais objetivos da União
  Europeia. | |
| 
O território português | 
. Localizar no mapa as ilhas que constituem os
  arquipélagos dos Açores e da Madeira; 
. Localizar no mapa os distritos de Portugal. | 
MATRIZ 9.º ANO
2.o Teste de avaliação – 2.o período
Ano letivo 2016/17
| 
Domínio | 
Subdomínio | 
Objetivos | 
| 
Riscos,
  ambiente e sociedade | 
A
  atmosfera: papel, composição e estrutura vertical | 
. Definir
  atmosfera; 
.
  Identificar caraterísticas das diferentes camadas da atmosfera; 
.
  Conhecer as funções essênciais da atmosfera para a vida na Terra. | 
| 
Ação
  da atmosfera sobre a radiação solar | 
.
  Definir efeito de estufa;  
.
  Compreender a noção de balanço térmico; 
.
  Conhecer os gases com efeito de estufa (GEE); 
.
  Identificar medidas para diminuir a emissão de gases com efeito de estufa
  (GEE); 
. Conhecer
  o conceito de albedo. | |
| 
O
  aumento do efeito de estufa | 
.
  Reconhecer as consequências do aumento do efeito de estufa. | |
| 
Consequências
  do aumento do efeito de estufa | 
.
  Conhecer as principais fontes emissoras de GEE. | |
| 
Camada
  protetora | 
.
  Compreender a importância da camada de ozono; 
. Compreender
  o conceito de “buraco” do ozono; 
.
  Conhecer as consequências do “buraco” de ozono. | |
| 
Smog  - um problema de poluição urbana | 
. Definir
  smog; 
.
  Compreender o fenómeno de “ilha de calor”. | |
| 
Chuvas
  ácidas | 
.
  Definir chuvas ácidas; 
.
  Conhecer os gases que estão na origem da formação de chuvas ácidas; 
.
  Reconhecer consequências das chuvas ácidas. | 
REGULAMENTO DE ENTREGA E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE GRUPO
PRAZO DE ENTREGA: 
.Dia e hora: 17/02/17 ATÉ ÀS 23h.59m.59s
Não serão aceites trabalhos entregues após a data e horas definidas.
MODALIDADE DE ENTREGA: 
.Via Mail: profmoucho@gmail.com
MATERIAIS A ENTREGAR: 
. PowerPoint (ou apresentação similar) com um máximo de 25 diapositivos. O PowerPoint deve respeitar as indicações dadas quanto à sua organização. (capa, índice, introdução, bibliografia, citação de fontes no corpo do texto e nas imagens...);
. Material pedagógico a explorar com os colegas em aula (atividade);
. Desenvolvimento do trabalho em Microsoft Word (opcional).
. Aos trabalhos entregues não poderá ser acrescentada mais informação para a apresentação oral.
REGRAS PARA A APRESENTAÇÃO:
. Data de início das apresentações:  20/02/17
As apresentações, no geral, iniciar-se-ão pela ordem dos grupos e dos temas.
Porém, cada grupo deverá estar preparado para apresentar o seu trabalho em qualquer aula a partir desta data (poderão ser alteradas apresentações), assim que chamados pelo professor.
Assim, cada grupo deverá possuir o trabalho guardado numa Pen (ou em mais...) e em sistema informático (mail de cada um dos elementos do grupo). Nunca o trabalho deverá estar guardado apenas numa das duas modalidades.
A falta de um elemento do grupo não será justificação para a não apresentação do trabalho. Todos os elementos devem conhecer e dominar o trabalho no seu todo, pelo que a apresentação deverá ser efetuada.
Todos os elementos do grupo deverão ter um papel ativo na apresentação oral do trabalho.
MATRIZ 7.º ANO
1.o Teste de avaliação – 2.o período 
Ano letivo 2016/17
| 
Estrutura | 
Objetivos
  gerais | 
Objetivos
  específicos | |
| 
GRUPO I | 
. As escalas | 
. Definir
  escala de um mapa; 
.
  Identificar os dois tipos de escala existente; 
.
  Calcular distâncias reais; 
. Converter escala gráfica em escala numérica; 
.
  Calcular a escala de um mapa; | |
| 
GRUPO II | 
. Localização relativa de um lugar  
. Orientação pelo sol; | 
. Conhecer os pontos cardeais e colaterais da
  rosa-dos-ventos; 
. Identificar os pontos cardeais face à
  posição do sol; 
. Aplicar a utilização dos pontos cardeais e
  colaterais na localização relativa dos lugares; | |
| 
GRUPO III | 
. Localização absoluta de um lugar; | 
. Localizar num
  mapa as linhas imaginárias; 
. Localizar lugares a partir de coordenadas
  geográficas; | |
| 
Informações complementares:  
Realização dos seguintes exercícios do manual:
  Exercícios  6 a  10 da pg. 45 ; 
Exercício 
  da pgs.  64 e 65 do manual; 
Revisão dos exercícios da ficha 10, 11, 12, 13,
  14, 15, 16 e 17 do caderno de atividades. 
Revisão dos apontamentos do caderno diário. | |||
Matriz de 9.º ano de escolaridade
3.o Teste de avaliação – 2.o período
Ano letivo 2016-17
| 
Estrutura | 
Objetivos gerais | 
Objetivos específicos | |
| 
GRUPO I | 
• Compreender a
  importância da Ajuda Internacional ao Desenvolvimento | 
.Conhecer a
  definição de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD); 
. Enunciar razões
  pelas quais os países mais pobres do mundo são os mais beneficiados pela APD; 
. Conhecer as
  caraterísticas da ajuda multilateral; 
. Identificar outro
  tipo de ajudas ao desenvolvimento; 
. Conhecer os
  principais Objetivos do Milénio; 
. Reconhecer medidas
  promotoras do comércio justo; 
. Identificar os
  fatores de insucesso da APD; 
. Compreender o
  conceito de ajuda desligada. | |
| 
GRUPO II | 
• Compreender os
  conceitos, causas e consequências das catástrofes naturais. | 
. . Conhecer o
  conceito, causas e consequências de tornados e furacões; 
. . Identificar as diferentes etapas de formação de um tornado; 
. . Conhecer o conceito de seca, vagas de frio, vagas de calor, cheias,
  inundações e movimentos de vertente; 
. . Identificar causas, consequências e medidas de prevenção dos
  deslizamentos de terras; 
. . Distinguir cheia de inundação; 
. . Distinguir leito normal de leito de cheia; 
. . Explicar as medidas de prevenção que podem evitar cheias e inundações; 
. .Conhecer as consequências das temperaturas extremas. 
. | |
| 
GRUPO III | 
. Identificar informações relacionados com os seguintes
  vídeos visionados em sala de aula: 
- Madeira: Inundações urbanas e cheias repentinas (Etiqueta
  de pesquisa: Cheias e inundações). 
- Sandy: Um rasto de destruição (Etiqueta de
  pesquisa: Tempestades violentas). 
- A Desertificação é um assassino silencioso
  (Etiqueta de pesquisa: Desertificação). | ||
 SITES PARA PESQUISA
SITES PARA PESQUISA 
              TRABALHOS DE GRUPO 
(os sites vão sendo adicionados gradualmente, à medida que possa considerar interessantes para a vossa pesquisa)
Águas de Portugal
Sociedade Ponto Verde:
Amb3E:
European Environment Agency
European Union- climate action:
Associação Portuguesa de Educação Ambiental:
Portal do clima: 
Naturlink: 
Quercus: 
National Geographic: 
Agência Portuguesa do Ambiente: 
Portal do ambiente e do cidadão: 
World Resources Institute: 
United
Nations Environment Programme: 
FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations):
World Water Assessment Programme (WWAP):
World Health Organization (OMS):
Greenpeace:
ICN (Instituto de Conservação da Natureza):
The state of the world’s land and water (FAO): http://www.fao.org/docrep/017/i1688e/i1688e.pdf
Living Planet Report (WWF):
Living in the environment:
Conservation International: 
EPA (United States Environmental Protection Agency):
Global Footprint Network:
INE (Instituto Nacional de Estatística):
Comunicação social (pesquisa de notícias):
Euronews: 
Agência Lusa: 
Critérios de avaliação
 
| 
Itens do trabalho | 
Critérios (%) | 
| 
10 | |
| 
Cumprimento
  das normas: Capa, índice, introdução, conclusão e bibliografia | 
15 | 
| 
Rigor
  científico | 
40 | 
| 
Criatividade
  e diversidade de instrumentos apresentados | 
10 | 
| 
Aplicação
  de exercício pedagógico-didático à turma | 
15 | 
| 
Apresentação
  oral à turma | 
10 | 
De uma maneira geral,
um trabalho deverá ter a seguinte estrutura: 
1. Capa 
2. Página de Título 
3. Sumário /Índice 
4. Introdução 
5. Desenvolvimento 
6. Conclusão 
7. Bibliografia 
8. Anexos (quando
necessário)
As referências bibliográficas 
(segundo as normas APA – American Psychological Association)
Referência a ideias de
outro (s) autor (es) no corpo do trabalho
No corpo do trabalho, o uso das ideias de outro (s) autor (es) deve ser sempre identificado, através da indicação do sobrenome do autor e do ano de publicação da obra, nesta ordem: (Silva, 2004).
Sempre que utilizadas as palavras textuais do (s) autor (es), deve constar o sobrenome do autor, o ano de publicação e o número (s) da (s) página (s) de onde as mesmas foram extraídas antecedido por dois pontos: (Silva, 2004: 45-46). A citação aparece sinalizada entre “aspas” ou em estilo itálico.
Sempre que utilizadas as palavras textuais do (s) autor (es), deve constar o sobrenome do autor, o ano de publicação e o número (s) da (s) página (s) de onde as mesmas foram extraídas antecedido por dois pontos: (Silva, 2004: 45-46). A citação aparece sinalizada entre “aspas” ou em estilo itálico.
Exemplos: Autor único  
Facultativo para este trabalho: Referência para identificação de autor sem citação: (Davis, 1996).
Exemplo: Segundo a teoria de Davis (1996) o Modelo de Transição Demográfica apresenta na sua última fase um crescimento populacional nulo ou praticamente inexistente.
Exemplo: Segundo a teoria de Davis (1996) o Modelo de Transição Demográfica apresenta na sua última fase um crescimento populacional nulo ou praticamente inexistente.
Obrigatório para o presente trabalho: Referência para identificação de autor com citação: (Davis, 1996:54)
Exemplo: “o Modelo de Transição demográfica, na sua última fase, apresenta baixas taxas de natalidade e mortalidade, o que implica um crescimento populacional nulo, ou até, por vezes, devido à mortalidade ser superior à natalidade, negativo”. (Davis, 1995:54)
Dois ou mais autores 
- Referência para identificação dos autores sem citação: (Davis, Campos e Machado, 1996)
 
- Referência para identificação dos autores com citação: (Azevedo, Campos e Machado, 1996:54)
- Referência para identificação dos autores sem citação: (Davis, Campos e Machado, 1996)
- Referência para identificação dos autores com citação: (Azevedo, Campos e Machado, 1996:54)
As referências bibliográficas no final do trabalho
Estas referências devem ser feitas de acordo com uma sequência de informações:
Obrigatório para este
trabalho: Informações principais:
Autor (es) – Primeiro o sobrenome seguido de vírgula e depois a inicial do primeiro nome em maiúsculas
Ano – Tem de aparecer entre parêntesis.
Título da obra – Tem de aparecer em itálico
Edição – Tem de aparecer entre parêntesis
Local de publicação – Texto normal
Editor – Texto normal
Ano – Tem de aparecer entre parêntesis.
Título da obra – Tem de aparecer em itálico
Edição – Tem de aparecer entre parêntesis
Local de publicação – Texto normal
Editor – Texto normal
Exemplos:
a) Autor único
Almeida, J. (1990). Portugal: os próximos 20 anos – Valores e Representações sociais (Vol. VIII). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
b) Dois autores
Almeida, J. e Ferreira, P. (1990). Portugal: os próximos 20 anos - Valores e Representações sociais (2ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Almeida, J. (1990). Portugal: os próximos 20 anos – Valores e Representações sociais (Vol. VIII). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
b) Dois autores
Almeida, J. e Ferreira, P. (1990). Portugal: os próximos 20 anos - Valores e Representações sociais (2ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
c) Mais do que dois autores 
Almeida, J., Ferreira, P., e Magalhães, A.
(1990). Portugal: os próximos 20 anos - Valores e Representações sociais (2ªed.).
Lisboa: Fundação
Quando a fonte tem 6, ou
mais autores, cita-se o apelido do primeiro seguido da expressão “et al.”
d) Instituições como
autores 
Instituto
Português da Juventude, (1990). Portugal: os próximos 20 anos - Valores e
Representações sociais (2ªed.). Lisboa: Instituto Português da Juventude. 
e) Artigo de jornal 
Frada,
J. (1998, Setembro 19). Portugal e o desafio da globalização. Expresso,
pp. 5-7. 
 f) Artigo de
enciclopédia com autor 
Almeida,
J. (1990). Portugal e o desafio da globali-zação, in Gonçalves, F. (Ed.)
(1990). Enciclopédia luso-americana. (Vol 1, pp.319-327). Lisboa:
Edi-ções Europa-América. 
 g) Artigo da World Wide Web (www) 
Saúde, S. (1997). A Articulação da Oferta com as
necessidades de Formação Profissional, na óptica da Gestão dos Recursos
Humanos. Beja: Escola Superior de Educação, disponível em URL: , acedido a 21 de Novembro de 2004. 
h) Endereços Web (Governamentais
ou de organizações)
Wisconsin
Department of Natural Resources. (2001).
Glacial habitat restoration areas.
Disponível em: http://www.dnr.state.wi.us/org/land/wildlife/hunt/hra.htm
 i) Endereços web (pessoais).
Duncan, D. (1998, Agosto 1). Homepage. Consultado
em Julho 30, 2007 em:
j) Artigo de revista
Apelido (s), Nome (Ano). Título do
artigo. Título da revista . Volume, (Número), Páginas.
Organização da capa
de um trabalho
As informações devem surgir pela seguinte ordem:
- Informação da escola (topo da página/centrado);
- O título do trabalho (meio da página/centrado);
- Nome, turma e número dos alunos que realizaram o trabalho (alguns espaços abaixo do título/centrado);
- Disciplina a que se destina, devendo surgir como: “Trabalho apresentado no âmbito da disciplina de…(Alguns espaços abaixo das informações dos alunos/centrado);
- Ano de escolaridade (alguns espaços abaixo do nome da disciplina/centrado);
- Nome do professor da disciplina (alguns espaços abaixo do ano de escolaridade/centrado);
- Ano letivo - ex.º: 2016-2017 (fim da página/centrado)
- O título do trabalho (meio da página/centrado);
- Nome, turma e número dos alunos que realizaram o trabalho (alguns espaços abaixo do título/centrado);
- Disciplina a que se destina, devendo surgir como: “Trabalho apresentado no âmbito da disciplina de…(Alguns espaços abaixo das informações dos alunos/centrado);
- Ano de escolaridade (alguns espaços abaixo do nome da disciplina/centrado);
- Nome do professor da disciplina (alguns espaços abaixo do ano de escolaridade/centrado);
- Ano letivo - ex.º: 2016-2017 (fim da página/centrado)
Próxima publicação sobre os trabalhos: classificações!
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Matriz de 7.º ano de escolaridade
2.o Teste de avaliação – 1.o período
         Ano
letivo 2016/17            
| 
Estrutura | 
Objetivos | 
| 
Grupo
  I | 
. Conhecer as vantagens da utilização do mapa;  
. Conhecer as vantagens do globo; 
. Identificar os diferentes tipos de projeção cartográfica; 
. Associar o tipo de projeção mais adequada a diferentes
  representações da superfície terrestre no mapa. | 
| 
Grupo
  II | 
. Distinguir diferentes tipos de mapas; 
. Classificar diferentes tipos de mapas, enquanto mapas de base ou
  temáticos; 
. Conhecer o nome de diferentes tipos de mapas; 
. Conhecer os elementos que devem estar representados num mapa; 
. Justificar a necessidade desse tipo de elementos; 
. Distinguir os dois tipos de escalas de um mapa existentes; 
. Identificar os elementos num mapa. | 
| 
Grupo
  III | 
. Identificar representações mais recentes e modernas da superfície
  terrestre. | 
Matriz de 9.º ano de escolaridade
2.o Teste de avaliação – 1.o período
Ano letivo 2016-17
| 
Estrutura | 
Objetivos gerais | 
Objetivos específicos | |
| 
GRUPO I | 
• Compreender
  as causas e consequências dos obstáculos ao desenvolvimento | 
.Conhecer as medidas tomadas
  pelos europeus na colonização do continente africano; 
. Compreender a origem dos
  conflitos sociais e situações de guerrilha dos países africanos na
  actualidade; 
. Compreender os
  obstáculos políticos ao desenvolvimento; 
. Enquadrar a dívida
  externa no tipo de obstáculo ao desenvolvimento; 
. Reconhecer fenómenos
  naturais enquanto obstáculos ao desenvolvimento; 
. Reconhecer países mais afectados
  por catástrofes naturais; 
. Reconhecer o obstáculo demográfico
  ao desenvolvimento; 
. Compreender a
  dependência externa da economia dos países em desenvolvimento. | |
| 
GRUPO II | 
• Compreender
  as desigualdades no comércio mundial | 
. . Identificar os três maiores fluxos comerciais
  a nível mundial; 
. .
  Compreender o conceito da degradação dos termos de troca; 
. .
  Relacionar a evolução dos preços dos produtos primários com a degradação dos
  termos de troca; 
. .
  Identificar os países mais afetados pela degradação dos termos de troca; 
. .
  Identificar balanças comerciais positivas, deficitárias ou nulas; 
. . Compreender
  a estrutura das exportações, por tipo de produto e por regiões da OMC; 
. .
  Compreender a desigualdade no sistema de trocas comerciais entre PD e PED; 
. . Conhecer
  a estrutura de exportações dos NPI; 
. . Conhecer
  os benefícios e os efeitos negativos da globalização do comércio; 
.. Compreender de que forma a globalização
  contribuiu para o crescimento de muitas economias em desenvolvimento. | |
Matriz de 7.º ano de escolaridade
1.o Teste de avaliação – 1.o
período 
         Ano letivo 2016/17
| 
Estrutura | 
Objetivos
  gerais | 
Objetivos
  específicos | |
| 
GRUPO I | 
. A Geografia: evolução e definição 
. O estudo das paisagens | 
. A
  Geografia: evolução e definição; 
. Estudo das paisagens: paisagens naturais e humanizadas; 
. Métodos de observação das paisagens: observação direta e
  observação indireta 
.
  Vantagens e desvantagens da observação direta e indireta. | |
| 
GRUPO II | 
. A cartografia 
. Os diferentes tipos de representações
  da superfície terrestre | 
. O globo e o mapa; 
. As vantagens e desvantagens da
  utilização do globo e do mapa. | |
| 
Informações complementares:  
Páginas de estudo do manual: Da pág. 10 à
  pg.15; da pg. 22 à 25; 
Realização dos seguintes exercícios do manual:
  Exercícios 1 a 5 da pg. 16; 
Exercício 2 da pg. 44 do manual; 
Revisão dos exercícios da ficha 1, 2, 4 e 5 do
  caderno de atividades. 
Revisão dos apontamentos do caderno diário. | |||
Matriz de 9.º ano de escolaridade
1.o Teste de avaliação – 1.o período
Ano letivo 2016-17
| 
Estrutura | 
Objetivos
  gerais | 
Objetivos
  específicos | |
| 
GRUPO I | 
• Compreender os
  conceitos de crescimento económico e de desenvolvimento humano | 
. Identificar o significado das siglas que identificam
  grupos ou associações de países; 
. Localizar geograficamente esses
  grupos ou associações de países; 
. Distinguir crescimento económico de
  desenvolvimento humano; 
. Reconhecer indicadores de desenvolvimento humano e de
  crescimento económico; . Reconhecer desigualdades mundiais em diferentes áreas, suas causas e consequências. | |
| 
GRUPO II | 
• Compreender o
  grau de desenvolvimento dos países com base no índice de desenvolvimento
  humano (IDH) e em outros indicadores compostos | 
. Conhecer o
  significado da sigla IDH; 
. Conhecer as
  dimensões que medem o IDH; 
. Identificar
  níveis de desenvolvimento pela classificação; 
. Compreender
  o significado da linha que delimita os níveis de desenvolvimento no
  mapamundi; 
. Conhecer as
  principais críticas que são apontadas ao IDH; 
. Reconhecer
  caracetrísticas do IDH, do IDHAD, do IDG e do IPM; 
. Conhecer
  conceitos do IDHAD, do IDG e do IPM; 
. Conhecer
  dimensões de medida de cada um dos índices anteriores; 
. Compreender
  a evolução geral do IDH por grupos e regiões.  | |
Matriz para a 5.ª
ficha de avaliação - 8.º ano de escolaridade 
- 3.º Período
Ano letivo 2015-16
Ano letivo 2015-16
| 
Conteúdos | 
Objetivos | 
Páginas | 
Grupos de questões | 
| 
A Agricultura 
A Pesca 
A
  Indústria | 
- Conhecer os
  fatores condicionantes da agricultura; 
- Conhecer as
  caraterísticas da agricultura moderna e de subsistência. 
- Compreender
  as caraterísticas da agricultura de plantação; 
- Identificar os problemas ambientais mais
  associados à agricultura moderna e à agricultura de subsistência; 
- Reconhecer as vantagens e
  desvantagens da agricultura biológica; 
- Conhecer as
  caraterísticas da pecuária intensiva e extensiva; 
- Compreender os
  fatores naturais da obtenção de pescado; 
- Identificar
  num mapa duas das principais áreas de pesca no mundo; 
- Conhecer as
  caraterísticas da pesca industrial e tradicional; 
- Identificar as técnicas de pesca industrial; 
- Compreender
  os problemas associados à depredação dos mares; 
- Enunciar soluções para o problema da
  sustentabilidade das pescas; 
- Problematizar
  a aquacultura como uma solução para o problema da sobrepesca; 
- Identificar  regiões de industrialização
  mais antiga e industrialização mais recente; 
- Identificar as regiões de maior
  produção industrial no mundo; 
- Relacionar
  o nível de industrialização com o nível de desenvolvimento das regiões; 
- Compreender
  os motivos que conduziram à deslocalização industrial e à criação de
  NPI (novos países industrializados). 
- Compreender os fatores de localização
  industrial; | 
126 
128 130 
132 
134 
139 
145 
146 
147 e 148 
147 
149 
149 
151 
159 
159 
159 159 
164 e 165 | 
Grupo I 
Grupo II Grupo III | 
Matriz para a 4.ª ficha de avaliação - 8.º ano de escolaridade
- 2.º Período
Ano letivo 2015-16
Ano letivo 2015-16
| 
Conteúdos | 
Objetivos | 
Grupos de questões | 
| 
Taxa de urbanização 
Os diferentes tipos de morfologia urbana e a
  organização funcional das cidades 
Setores de atividade económica 
Os
  recursos naturais | 
- Reconhecer o crescimento da
  população urbana, sobretudo nos PED; 
- Mencionar os fatores que
  conduziram a essa situação. 
- Enunciar problemas
  caraterísticos das cidades dos PED; 
- Identificar soluções que possam
  atenuar os problemas das grandes cidades; 
- Identificar serviços
  numa planta que estejam interligados a funções centrais de uma cidade; 
- Conhecer as principais caraterísticas das
  áreas funcionais de uma cidade; 
- Referir os motivos que
  justifiquem a localização da indústria na periferia das cidades; 
- Identificar tipos de
  plantas; 
- Refere as principais
  caraterísticas das diferentes plantas; 
- Associar a cada
  exemplo de atividades económica o setor respetivo; 
- Identificar  regiões de maior desenvolvimento à
  distribuição da população ativa por setor de atividade; 
- Classificar como
  metálicos, não metálicos ou energéticos alguns exemplo de minerais; 
- Identificar os tipos
  de combustíveis mais comercializados no mundo para a produção de energia; 
- Mencionar razões que
  sustentem a tendência do crescimento dos recursos energéticos; 
- Conhecer o nome das energias
  renováveis; 
- Referir as vantagens
  oferecidas pelas energias renováveis. | 
Grupo I 
Grupo II 
Grupo III 
Grupo IV | 
Matriz para a 3.ª
ficha de avaliação - 8.º ano de escolaridade 
- 2.º Período
Ano letivo 2015-16
Ano letivo 2015-16
| 
Conteúdos | 
Objetivos | 
Grupos de questões | 
| 
A estrutura etária da população 
Políticas Demográficas 
Grandes concentrações e vazios humanos 
Mobilidade da população | 
- Analisar pirâmides etárias; 
- Relacionar a análise de pirâmides etárias com os indicadores demográficos; 
- Compreender os problemas socioeconómicos associados a estruturas
  populacionais desequilibradas; 
- Compreender qual a política demográfica a aplicar consoante a estrutura
  etária do país; 
- Conhecer as diferentes medidas de ambas as políticas demográficas; 
- Identificar
  a localização das grandes concentrações e grandes vazios humanos; 
- Conhecer as caraterísticas dos vazios humanos; 
- Conhecer os fatores que explicam cada uma das concentrações humanas;  
- Conhecer os diferentes movimentos migratórios; 
- Caracterizá-los no tempo e no espaço; 
- Conhecer as consequências positivas e negativas das migrações
  para as áreas de partida e chegada; 
- Identificar no mapa-mundo os principais fluxos migratórios
  internacionais; 
- Conhecer os fatores repulsivos/atrativos que estão na origem dos
  movimentos migratórios. | 
Grupo I 
Grupo II 
Grupo III | 
Indicações auxiliares
ao estudo:
- Deves estudar da pg. 35 à
pg. 41, da pg.46 à 48, da 56 à 61, 64 e 65, 68, 69 e 72;
- Deves resolver os exercícios do manual
da pág. 52, 63, 76 à 78;
- Deves rever/efetuar os exercícios das
seguintes fichas do caderno de atividades: 10, 11, 13, 14, 15, 16, 17 e ficha
global 2;
- Não te esqueças de
estudar os apontamentos do teu caderno diário.
Organização do trabalho de grupo
Tema: Quem quer ser
Geógrafo?
Objetivo Geral:
Mobilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina
Regras para a realização do trabalho de grupo:
1.      
Cada grupo deve ser constituído por um mínimo de
três elementos e por um máximo de quatro;
2.      
A entrega do trabalho deverá ser efectuada até
dia 26 de fevereiro;
3.      
Cada elemento do grupo deve identificar a parte
realizada no trabalho;
4.   A não entrega do trabalho de um determinado
aluno, terá consequências diretas na avaliação do aluno e não do grupo;
5.     Porém, a entrega do trabalho por parte de todos
os elementos valoriza o trabalho de grupo final, pelo que é importante todos
elaborarem a sua parte.
Operacionalização do trabalho:
· .   Cada elemento do grupo deve elaborar seis
questões geográficas, duas para cada nível de dificuldade, com 4 respostas
possíveis, sendo que só uma delas está correta;
· .     A questão deve ser clara e não pode permitir
múltiplas respostas;
  .   Cada questão deve ser elaborada por grau de dificuldade 1, 2
ou 3.
Critérios para os graus de dificuldade:
a) O nível de dificuldade varia entre 1 e 3;
    b)     
O nível de dificuldade mais acessível é o 1 e o
nível de dificuldade mais elevado é o 3;
c) Os níveis de dificuldade diferenciam-se pelo tipo de questão formulada, muito específica, ou de caráter mais geral e pelo tipo de respostas de opção apresentadas, de acordo com os exemplos seguintes:
c) Os níveis de dificuldade diferenciam-se pelo tipo de questão formulada, muito específica, ou de caráter mais geral e pelo tipo de respostas de opção apresentadas, de acordo com os exemplos seguintes:
Exemplo para nível de
dificuldade 1 (carácter geral):
Constitui uma área desértica quente
a)     
O Sara.                                            c)
O Gobi.
          b)     
A Península Ibérica.                         d) A planície central europeia.
No grau de dificuldade 1 podem
surgir duas respostas desenquadradas com a questão (Península Ibérica e
planície central europeia não são desertos, logo não constituem opções).
Exemplo para nível de
dificuldade 2 (carácter intermédio):
Qual a área desértica que corresponde à Austrália
                 a)     
Deserto do Sara.          c)
Planalto da Etiópia.
                           b) Deserto de Gobi.            d)
Grande Deserto de Areia.
No grau de dificuldade 2 pode
surgir apenas uma resposta desenquadrada (o planalto da Etiópia não é um
deserto, logo não constitui opção)
Exemplo para nível de
dificuldade 3 (carácter específico):
O deserto de Gobi localiza-se nos seguintes países:
                        a)     
China e Coreia do Norte.   c) Mongólia e China.
                                  b)     
China e Rússia.                 d) Coreia do Norte e Mongólia.
No grau de
dificuldade 3 não podem surgir respostas desenquadradas (todos os países estão
na proximidade do deserto e são respostas plausíveis).
Áreas temáticas sobre as quais podem
efetuar questões:
Todos os
conteúdos lecionados em Geografia, até à data de lançamento do trabalho e desde
a primeira aula de 7.º ano de escolaridade.
Nota: O grupo deve articular-se, logo no início, selecionando
temas, para não haver repetição de perguntas. No final, devem reunir-se para se certificarem dessa situação. Devem fazer as perguntas entre os elementos do grupo, testando o jogo que estão a criar. Dessa forma, podem detetar erros ou falhas.
Modo de execução e entrega:
Modo de execução e entrega:
Cada pergunta e
opções de resposta é efetuada num cartão (cartolina) de dimensões 6x9 cm
(altura x comprimento) e a resposta correta é dada no verso. O cartão pode ser
manuscrito ou efetuado em Word (recorrendo à colagem do texto).
Questões de grau de dificuldade 1 - cartão amarelo;
Questões de grau de dificuldades 2 - cartão verde;
Questões de grau de dificuldades 3 - cartão azul.
Questões de grau de dificuldade 1 - cartão amarelo;
Questões de grau de dificuldades 2 - cartão verde;
Questões de grau de dificuldades 3 - cartão azul.
Cada elemento do
grupo elabora duas perguntas por cada nível de dificuldade e executa os cartões
finais.
A entrega dos
cartões é feita em grupo e não individualmente.
Aplicação do jogo:
No final do
ano será aplicado o jogo “Quem quer ser Geógrafo” em todas as turmas de 8.º
ano, sendo o regulamento definido em data oportuna.
GUIÃO DE ESTUDO PARA A EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO EM PORTUGAL
11/01/2016
Este é o teu segundo guião de estudo para a análise da demografia e atividades económicas em Portugal. Este guião vai ser apenas orientado para as páginas do teu manual (42, 43, 44, 49 e 62).
As questões não farão menção a nenhuma página específica (mas as respostas estão nessas páginas), muito menos se a resposta está no texto ou se aparece numa figura. Terás, assim, de encontrar a resposta através da leitura e pesquisa.
Neste guião, existirão, no final, duas questões abertas, que te vão solicitar capacidade de síntese, de construção de texto e de ideias.
Não te esqueças, o compromisso é incrementar o grau de dificuldade. Mas acredita que vais ser capaz!
Neste guião, existirão, no final, duas questões abertas, que te vão solicitar capacidade de síntese, de construção de texto e de ideias.
Não te esqueças, o compromisso é incrementar o grau de dificuldade. Mas acredita que vais ser capaz!
Questões:
1- Até que faixa etária Portugal perdeu população, entre 2001 e 2011?
2 - Qual o valor da percentagem, em 2011, do escalão etário dos 30 aos 69 anos?
1- Até que faixa etária Portugal perdeu população, entre 2001 e 2011?
2 - Qual o valor da percentagem, em 2011, do escalão etário dos 30 aos 69 anos?
3 - Qual foi o aumento, desse escalão etário, de 2001 até 2011?
4 - Qual o aumento percentual da população com mais de 70 anos entre 2001 e 2011?
5 - Em que regiões do país o crescimento efetivo é mais elevado?
6 - Em que regiões se verificam os menores índices de envelhecimento em Portugal?
7 - Segundo o cenário demográfico mais plausível para Portugal, e em comparação com o ano de 2010, refere:
 a) a percentagem de aumento da grupo etário dos idosos;
 b) se existe uma perspetiva, ou não, de aumento da população e com que valores;
 c) percentagem de aumento da taxa bruta de natalidade;
 d) o aumento da esperança média de vida, para os homens e para as mulheres;
 e) o valor de crescimento do índice de fecundidade;
 f) o aumento do número de idosos por cada 100 pessoas em idade ativa.
8 - Qual o valor previsto da população com 65 anos, ou mais, no ano de 2020 em Portugal?
9 - Que nome Maria José Carrilho deu ao envelhecimento em Portugal?
10 - Que política demográfica é implementada em Portugal?
11- Enumera três medidas dessa política, que consideres relevante, aplicadas em Portugal.
12 - Qual era a idade média da mãe ao nascimento do primeiro filho em 2012?
13 - Quais as duas principais caraterísticas da distribuição da população em Portugal?
14 - Quais os fatores humanos que justificam essa distribuição?
15 - E os físicos?
16 - Como consideras a evolução da população portuguesa nos últimos anos, nos diversos indicadores demográficos estudados? 
17 - Justifica a tua resposta anterior.
Bom trabalho!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Matriz para a 2.ª ficha de avaliação - 8.º ano de escolaridade
- 1.º Período
Ano letivo 2015-16
Ano letivo 2015-16
| 
Conteúdos | 
Objetivos | 
Grupos de questões | 
| 
Tipos de desenvolvimento 
 Calcular os principais indicadores
  demográficos 
Compreender a evolução demográfica
  mundial | 
- Distinguir conceitos de países desenvolvidos, países em
  desenvolvimento, países emergentes e países menos avançados; 
- Efetuar cálculo de crescimento natural, taxa de natalidade, taxa de
  mortalidade, taxa de crescimento natural e taxa de mortalidade infantil; 
- Compreender em que situações a taxa de crescimento natural pode ser
  positiva, nula ou negativa; 
- Analisar evolução da população mundial por PD e PED; 
- Compreender o modelo de transição demográfica, explicando como se
  processa a evolução da população em cada uma das fases, em função da evolução
  da natalidade, da mortalidade e do crescimento natural; 
- Conhecer os fatores que explicam o diferente comportamento da taxa de
  natalidade nos PD e nos PED; 
- Conhecer o conceito de Índice Sintético de Fecundidade; 
- Compreender os elevados valores de taxa de mortalidade nos PD (em
  termos globais) e os fatores que conduzem a taxas de mortalidade muito
  elevada nos países menos avançados do mundo; 
- Conhecer os fatores que justificam os diferentes valores de taxa de
  mortalidade infantil entre PD e PED; 
- Compreender por que razão o crescimento natural é mais elevado nos PED; 
- Compreender os motivos que justificam diferentes valores de Esperança
  Média de Vida entre PD e PED; | 
Grupo I 
Grupo II   
Grupo III 
Grupo IV 
Grupo V 
Grupo VI | 
Indicações auxiliares
ao estudo:
- Deves estudar da pg. 13 à pg. 32;
- Deves resolver os exercícios do manual da pág. 16 e 32;
- Deves rever/efetuar os exercícios das seguintes fichas do caderno de
atividades: da 1 à 7;
- Não te esqueças de estudar os apontamentos do teu caderno diário,
- Podes rever os seguintes vídeos: 
. Angola tem segunda maior taxa do mundo de mortalidade infantil (etiqueta:
mortalidade infantil); 
. Planeamento familiar no Uganda (etiqueta: crescimento populacional);
Nota: Não te esqueças de trazer calculadora!

Bom trabalho!
GUIÃO DE ESTUDO PARA OS INDICADORES DEMOGRÁFICOS EM PORTUGAL
Este é o teu primeiro guião de estudo para a análise da demografia e atividades económicas em Portugal. Para desenvolveres este assunto vais ter outros guiões ao longo do ano. Nota: Os primeiros vão ser muito orientados e direcionados para questões concretas. Mas, ao longo do ano ser-te-ão disponibilizados guiões progressivamente mais generalistas, ou seja, irão dar-te, apenas, pistas do trabalho a desenvolver. Deverás resolver as propostas de trabalho sempre num espaço à parte no teu caderno (deixa cerca de 10/15 folhas do final do caderno), ou cria um separador próprio no teu dossier, para que fiques com a informação sobre Portugal devidamente organizada.
Agora vamos ao primeiro, que será o mais fácil... e que te propõe uma tarefa simples: a resposta a cada uma das questões abaixo discriminadas. Para responderes às questões terás de ler atentamente as páginas 33 e 34 do teu manual, bem como analisar mapas e gráficos. Deverás copiar as questões para o caderno. A correção será feita oralmente em sala de aula.
Questões:
1- Qual o valor da taxa de natalidade em 1900 (texto)?
2 - Qual o valor da taxa de natalidade entre 2001 e 2011 (texto)?
3 - Quais os três distritos de Portugal Continental que possuem valores de taxa de natalidade mais elevada (fig. 38)?
4 - Entre que valores (classe) de natalidade se encontram os arquipélagos dos Açores e da Madeira (fig.38)?
5 - São os mais elevados do país (fig.38)?
6 - Menciona o valor da taxa de fecundidade no ano de 1960 e e 2020 (fig.39).
7 - Refere três razões explicativas para a diminuição dos valores da taxa de natalidade e fecundidade em Portugal (matéria dada em aulas anteriores).
8 - Qual o valor da taxa de mortalidade na atualidade?
1- Qual o valor da taxa de natalidade em 1900 (texto)?
2 - Qual o valor da taxa de natalidade entre 2001 e 2011 (texto)?
3 - Quais os três distritos de Portugal Continental que possuem valores de taxa de natalidade mais elevada (fig. 38)?
4 - Entre que valores (classe) de natalidade se encontram os arquipélagos dos Açores e da Madeira (fig.38)?
5 - São os mais elevados do país (fig.38)?
6 - Menciona o valor da taxa de fecundidade no ano de 1960 e e 2020 (fig.39).
7 - Refere três razões explicativas para a diminuição dos valores da taxa de natalidade e fecundidade em Portugal (matéria dada em aulas anteriores).
8 - Qual o valor da taxa de mortalidade na atualidade?
9- Calcula o valor da taxa de crescimento natural (ver fórmula na pág. 13).
10 - Refere o nome dos três distritos com maior taxa de mortalidade (fig. 34).
11 - Alguns países com menor desenvolvimento, localizados no continente africano, asiático ou américa do sul possuem uma taxa inferior (matéria dada em aulas anteriores). Porquê?
12 - Comenta o gráfico da evolução da taxa de mortalidade infantil (fig. 40).
13 - Menciona três fatores que expliquem essa evolução (matéria dada em aulas anteriores).
14 - Comenta o gráfico da evolução da esperança média de vida (fig. 42).
Bom trabalho!
- 1.º Período
Ano letivo 2015-16
Ano letivo 2015-16
| 
Conteúdos | 
Objetivos | 
Grupos de questões | 
| 
Fatores do clima 
Tipos de clima | 
- Conhecer
  a influência dos fatores do clima na variação da temperatura e da
  precipitação; 
- Analisar
  gráficos termopluviométricos identificando: . valores de temperatura; 
. o valor
  da amplitude térmica anual; 
. meses de
  maior ou menor precipitação; 
- Identificar
  um determinado clima a partir da análise de um gráfico termopluviométrico; 
-
  Descrever as caraterísticas de um determinado clima a partir de um gráfico termopluviométrico; 
- Caraterizar
  a amplitude térmica anual de um dado gráfico termopluviométrico; 
-
  Identificar meses secos e meses húmidos num gráfico termopluviométrico; 
-
  Reconhecer os três diferentes tipos de vales; 
- Conhecer
  os diferentes cursos de um rio, o relevo associado e as ações erosivas ou de
  acumulação que aí ocorrem; 
- Conhecer
  o conceito de rede e bacia hidrográfica; 
-
  Identificar, numa bacia hidrográfica, o rio principal, o afluente e o subafluente; 
- Conhecer
  as diferentes fases de erosão de uma arriba até à formação de uma plataforma
  de abrasão; 
- Identificar
  os dois tipos de costa; 
-
  Identificar formas de relevo litoral; 
-
  Explicar, sucintamente, a sua formação. | 
Grupo I 
Grupo II e III 
Grupo III 
Grupo IV 
Grupo V | 
Indicações auxiliares ao estudo:
·                     Deves estudar da
pg. 120 à pg. 131 e da pág. 154 à pág. 166.
·                     Deves
rever/efetuar os exercícios das seguintes fichas do caderno de atividades: da
43 à 57.
Não te esqueças de estudar os apontamentos do teu
caderno diário.
Bom trabalho!


 
 
