sábado, 30 de outubro de 2010

O maior túnel do mundo no coração dos Alpes suíços - São Gothard

A crescente evolução científica e tecnológica e o desenvolvimento de técnicas de construção tem permitido ultrapassar barreiras físicas, como a construção de pontes ou a abertura de túneis, como os que já existem nos Alpes, encurtado distâncias.
A este propósito ao fim de vinte anos de escavações, outro túnel foi escavado, no coração dos Alpes suíços, de nome São Gothard, com 57 km de extensão, que implicou a remoção de 24 milhões cúbicos de rocha.
Esta nova ligação que permitirá ligar, por transporte ferroviário, Zurique e Milão, torna-se a maior do mundo, ultrapassando, em mais três quilómetros, o túnel de Seikán, no Japão, e em mais sete o do Canal da Mancha.
Esta obra, que, só em 2017, permitirá o funcionamento ferroviário, irá ter um fluxo inicial de 300 comboios por dia. A viagem entre Zurique e Milão irá demorar apenas duas horas e quarenta minutos, a uma velocidade de deslocação de 250 Km/h.
Esta é mais uma obra que permite a modernização das redes e meios de transporte, cada vez mais responsáveis pelo desenvolvimento de economias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O mapa do Carbono

As emissões de carbono estão na base do aquecimento global do planeta. Para que se possa ter uma ideia aproximada de quais são os maiores pr...