quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Portugal no top 10 dos países com melhor desempenho climático

Portugal subiu sete lugares em relação a 2015. A França é o país mais bem classificado.


Foto de FADEL SENNA/AFP

Portugal subiu sete posições no Climate Change Performance Index (CCPI), que foi nesta quarta-feira apresentado na 22.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP22), que está a ter lugar na cidade marroquina de Marraquexe.

Portugal ficou classificado em 11.º lugar entre 58 países industrializados, sendo que os três primeiros lugares não foram atribuídos por se considerar não haver, por agora, nenhum país merecedor do pódio no que respeita à protecção do clima. Daí poder-se afirmar que Portugal, que no ano passado ocupava a 18.º lugar, ocupa em 2016 a oitava posição.

O CCPI é da responsabilidade da organização não-governamental de ambiente GermanWatch e da Rede Europeia de Acção Climática, da qual faz parte a portuguesa Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Esta é uma classificação que compara o desempenho dos países industrializados que, no total, são responsáveis por mais de 90% das emissões de dióxido de carbono associadas à energia. O objectivo do índice, segundo revela a Zero em comunicado, “é aumentar a pressão política e social, nomeadamente nos países que têm esquecido o trabalho nacional no que respeita às alterações climáticas”.

Tal como no ano passado, há, na opinião dos peritos, “uma insatisfação generalizada em relação às medidas tomadas por cada país para assegurarem, à escala global, um aumento de temperatura inferior a 2,0/1,5ºC em relação à era pré-industrial” acordado em Paris em Dezembro de 2015, “havendo também uma opinião muito crítica em relação ao nível de ambição da União Europeia”.

A França, na 4.ª posição, lidera o índice pela primeira vez, resultado da diplomacia que permitiu o Acordo de Paris no ano passado. A Suécia (5.ª) e o Reino Unido (6.ª) “beneficiam ambos de políticas climáticas promissoras estabelecidas por governos anteriores”. Já Marrocos (posição 8), anfitrião este ano da COP22, “continuou a sua tendência ascendente no CCPI 2017. Com investimentos muito significativos em energias renováveis e objectivos ambiciosos a médio e longo prazo, Marrocos é um líder em África”.

“O CCPI deste ano confirma que muitos países da União Europeia (UE), incluindo o Reino Unido, a Suécia, a Dinamarca e a Alemanha, correm o risco de perder o seu papel de liderança no desenvolvimento de energias renováveis. A Dinamarca, líder do índice dos últimos quatro anos, já está a enfrentar as consequências da inversão da sua política climática com uma queda dramática que a coloca em 13.º lugar este ano”, revela ainda Zero.

A subida de Portugal na CCPI deve-se a diversos factores: as emissões do país e as emissões per capita ficaram praticamente no mesmo nível em relação à avaliação do ano passado; nas tendências de emissões, “há uma penalização no sector da produção de electricidade e calor, em grande parte pelo peso que o uso de carvão (eficiente do ponto de vista económico, mas particularmente ineficiente do ponto de vista ambiental) nas centrais térmicas portuguesas continua a ter neste sector”. Já o tráfego rodoviário apresenta uma melhoria, “consequência dos elevados preços dos combustíveis em 2014 que levaram a uma redução do consumo”.

No respeitante às energias renováveis, “há uma melhoria muito significativa pelo maior peso que estão a ter na energia primária, havendo porém também uma forte penalização pelo recente desinvestimento nesta área, face ao crescimento que se estava a verificar”. Quanto à eficiência energética, a cotação é praticamente a mesma em termos de nível de eficiência, “mas há uma melhoria em relação à tendência recente, provavelmente associada à redução de gastos energéticos circunstanciais relacionados com a crise económica dos últimos anos”.

Por fim, Portugal melhora muito na política climática internacional, nomeadamente por ter sito dos primeiros países a ratificar o Acordo de Paris, “mas é penalizado no que respeita à política climática nacional, por se revelar pouco ambicioso em relação aos objectivos possíveis a atingir, ficando-se por compromissos que praticamente já atingiu”, acrescenta a Zero.

A COP22, que termina na sexta-feira, tem como principal objectivo colocar no terreno o histórico acordo de Paris, o primeiro grande acordo global para a redução das emissões de dióxido de carbono. Um já ratificado por 103 dos 197 signatários e que entrou em vigor no dia 4 deste mês.

Um dos principais compromissos que os países assumiram em Paris visa limitar a subida da temperatura "bem abaixo dos 2 graus Celsius" relativos à era pré-industrial e a "continuar os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 graus Celsius".

Nesta quarta-feira e até sexta-feira, em Marraquexe, os países vão começar a discutir a forma como os países desenvolvidos ou em desenvolvimento vão ajudar financeiramente os países mais pobres para cumprirem o acordo em Paris relativamente às políticas climáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O mapa do Carbono

As emissões de carbono estão na base do aquecimento global do planeta. Para que se possa ter uma ideia aproximada de quais são os maiores pr...