quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Energia Renovável . Parte 4 de 6 - Energia Geotérmica.

A energia Geotérmica provém do interior da Terra em locais onde exista atividade vulcânica, sísmica ou magmática. A partir da energia Geotérmica pode produzir-se energia elétrica, porque o vapor  aciona turbinas que irão gerar eletricidade. Porém, o calor do interior da Terra também pode, igualmente, servir para produzir aquecimento de edifícios, por exemplo. A água quente, proveniente do subsolo, pode, ainda, ser utilizada diretamente nos domicílios, evitando desperdício energético, para aquecer as águas.
 
O vídeo que se segue apresenta uma reportagem muito interessante sobre o aproveitamento da energia Geotérmica num dos países mais ricos neste recurso natural - a Islândia.
 
Em Portugal, existe, também, algum aproveitamento geotérmico, numa escala muito diferente da finlandesa, nomeadamente nos Açores, por se tratar de um arquipélago de caraterísticas vulcânicas. Existem mesmo algumas centrais Geotérmicas, como em S. Miguel, nomeadamente as centrais Geotérmicas de Ribeira Grande e do Pico Vermelho.




Sem comentários:

Enviar um comentário

O mapa do Carbono

As emissões de carbono estão na base do aquecimento global do planeta. Para que se possa ter uma ideia aproximada de quais são os maiores pr...