sexta-feira, 28 de setembro de 2012

De minorias a maiorias - Etnias nos E.U.A.


É caso para dizer que as minorias já não são o que eram...
 
Nos EUA a multiculturalidade é um fenómeno em clara ascensão. Se repararmos no gráfico do Center for American Progress é fácil constatarmos as grandes diferenças operadas entre as minorias étnicas desde o ano de 2000 para a previsão do ano 2050. De facto, as minorias étnicas do país tornar-se-ão, segundo as previsões, em maiorias, pois hispânicos, negros e asiáticos vão predominar no país.
 
A este facto não são alheios os movimentos migratórios e a capacidade atrativa que os E.U.A. continuam a exercer mundialmente, sobretudo para os asiáticos. Porém, esta não será a única explicação. A elevada taxa de natalidade entre os hispânicos e as famílias negras estará na origem do crescimento destas comunidades.
 
O caso dos EUA é, assim, um bom exemplo  no que respeita às atuais dinâmicas populacionais dos países mais desenvolvidos que enfrentam graves problemas na renovação de gerações, pois as famílias da sociedade atual têm tendência a ter cada vez menos filhos.
 
Nestes casos é imperativo que haja abertura de mentalidades e espírito de aceitação entre todos, caso contrário podem tornar-se sociedades xenófobas, potenciadoras de conflitos sociais.


minorias eua

Sem comentários:

Enviar um comentário