terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vaga de frio - conceito

A Europa foi assolada durante o mês de Fevereiro por uma vaga de frio polar siberiana, ou seja, da região do ártico.
Onda de frio vitimou pelo menos 590 pessoas (foto AP)



















O que é uma vaga de frio?
Considera-se vaga de frio sempre que pelo menos em 6 dias consecutivos a temperatura máxima diária seja inferior em 5º C, ou mais, ao valor normal para a época.

As vagas de frio são muito nocivas para o ser humano, podendo causar a morte por hipotermia, sobretudo nos idosos, crianças e pessoas mais desprotegidas.

Os impactos atingem, igualmente, a agricultura destruindo culturas, o que pode conduzir a prejuízos económicos avultados. O setor dos transportes com o encerramento de aeroportos, estradas e ferrovias prejudicam, igualmente, a circulação de pessoas e mercadorias. Os gastos com a energia, devido à necessidade de utilização intensa dos sistemas de aquecimento são avultados, provocando, por vezes, a subida do preço dos combustíveis fósseis responsáveis pela produção energética, como é o caso do petróleo.

A influência das massas de ar frio polares siberianas, extremamente frias, atingem com alguma regularidade outros países europeus, mais a sul, alterando os seus normais climáticos.

Países que, mesmo em pleno inverno, possuem temperaturas moderadas podem atingir temperaturas muito baixas chegando aos valores negativos, por vários dias consecutivos, ocasionando na maior parte das vezes queda de neve intensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O mapa do Carbono

As emissões de carbono estão na base do aquecimento global do planeta. Para que se possa ter uma ideia aproximada de quais são os maiores pr...