segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Energia Eólica

Num mundo onde a produção de energia depende, na sua grande maioria, da queima dos combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), a ponderação na utilização de energias limpas e alternativas constitui, cada vez mais, uma prioridade.

A energia eólica, que provém do vento, pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, quer em Portugal, quer em diversos países do mundo.

Apresenta como grandes vantagens o facto de ser renovável, ou seja, é inesgotável e limpa, não prejudicando o meio ambiente, o que pode contribuir para a diminuição do efeito de estufa. 

A energia eólica é aproveitada por aerogeradores, colocados estrategicamente em locais onde predominam os ventos. Possuem a forma de um catavento ou de moinho. A movimentação das pás dos aerogeradores,  produzem energia eléctrica através de um gerador.

A conjugação de diversos aerogeradores é a única forma de os mesmos poderem ser rentáveis na produção de energia eléctrica, constituindo os chamados parques eólicos.

Parque eólico  no mar, próximo de Copenhaga, Dinamarca.


A produção de energia eólica não tem passado despercebida a nível mundial, observando um aumento de produção em muitos países. De entre os diversos países produtores de energia eólica destacam-se a China, os E.U.A. e a Alemanha, respectivamente, como os maiores produtores mundiais.

A confirmar esta teoria deve referir-se que já em 2007 a energia eólica representava a maior fatia da geração das energias renováveis, tendo obtido um crescimento de 27%, segundo o relatório da Renewables 2007 Global Status.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O mapa do Carbono

As emissões de carbono estão na base do aquecimento global do planeta. Para que se possa ter uma ideia aproximada de quais são os maiores pr...