segunda-feira, 13 de abril de 2020

7 curiosidades sobre as energias renováveis

As energias renováveis são cada vez mais essenciais na produção da energia que consumimos no nosso quotidiano. Apresentam duas grandes vantagens: são renováveis, logo infinitas e amigas do ambiente.

Essas fontes de energia sempre existiram na natureza, no entanto foi necessário recorrer à tecnologia para captar essa fontes energéticas e convertê-las, por exemplo, na energia elétrica que utilizamos diariamente nas nossas casas, no local de trabalho ou na nossa escola.

Para simplificar a compreensão de como se realiza a captação de algumas das fontes energéticas que o planeta coloca à nossa disposição a EDP criou um link na sua página e que nos responde às seguintes sete curiosidades (podes clicar no como funciona de cada uma das questões para teres acesso direto à resposta):

Sol
A cada hora que passa, o sol emite energia suficiente para dar resposta às necessidades energéticas de todo o mundo durante um ano inteiro.
Como funciona?

Vento
A maior turbina eólica do mundo encontra-se no Havai. A sua altura é superior à de um prédio de 20 andares e as pás das turbinas têm a envergadura de um campo de futebol!
Como funciona?

Rios
No ano de 200AC, portanto há mais de 2000 anos, populações na China e no Médio Oriente já usavam moinhos para bombear água no quotidiano.
Como funciona?

Hidrogénio
A combustão de hidrogénio pode ser usada para mover veículos, como as naves da NASA, e liberta vapor de água em vez de gases poluentes.
Como funciona?

Calor da Terra
A energia geotérmica é aproveitada há milhares de anos. As nascentes de água quente eram usadas no paleolítico para cozinhar e, muito mais recentemente pelos romanos, para tomar banho.
Como funciona?

Oceanos
As ondas da Nazaré não servem só para surfar... o primeiro Parque do mundo para a produção de eletricidade a partir das ondas foi inaugurado em Portugal, na Póvoa de Varzim.
Como funciona?

Matéria orgânica
Esta energia pode ser 100% limpa, pois o CO2 produzido pela combustão de plantas é compensado pela absorção do CO2 equivalente, por parte das próprias plantas, durante a fotossíntese.
Como funciona?

O mapa do Carbono

As emissões de carbono estão na base do aquecimento global do planeta. Para que se possa ter uma ideia aproximada de quais são os maiores pr...