<iframe src="https://wordwall.net/pt/embed/f01514286dd34a50a198849fb74c38c8?themeId=52&templateId=8" width="500" height="380" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO
VELHO
ANO LETIVO 19-20
GEOGRAFIA - MATRIZ DO TESTE 4
TEMA: A evolução da população mundial
Conceito
|
Objetivo
|
Já sei
|
Rever
|
Dúvida
|
O crescimento das grandes cidades – taxa de
urbanização
|
. Identificar países que não tenham ou que tenham aumentado
significativamente o número de habitantes da sua população urbana;
. Identificar fatores explicativos
para o aumento ou estagnação da população urbana;
|
|
|
|
|
|
|
||
Os problemas das grandes cidades
|
. Identificar problemas das grandes
cidades dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento;
. Enunciar soluções para
resolver problemas específicos das grandes cidades, nomeadamente os
ambientais e os da circulação rodoviária;
|
|
|
|
|
|
|
||
As áreas funcionais
|
. Identificar funções associadas ao centro da cidade;
|
|||
. Identificar funções associadas a outras áreas das
cidades;
|
|
|
|
|
. Conhecer o significado de CBD;
|
|
|
|
|
. Compreender a distribuição das áreas funcionais
consoante a variação do preço do solo;
|
|
|
|
|
. Compreender a dificuldade de implantação de uma
área industrial ou de grandes superfícies comerciais no CBD;
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Os diferentes tipos de morfologia urbana
|
Identificar numa
planta o tipo de planta que lhe está associada;
|
|
|
|
Mencionar as principais
caraterísticas dos diferentes tipos de plantas;
|
|
|
|
A inter-relação do espaço rural e urbano
|
Compreender exemplos de relações de complementaridade que realce a
importância do espaço urbano para o espaço rural e vice-versa.
|
|
|
|
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO -
ANO LETIVO 19-20
GEOGRAFIA
MATRIZ DO TESTE 3
TEMA: A evolução da população mundial
Conceito
|
Objetivo
|
Já sei
|
Rever
|
Dúvida
|
|
Consequências do envelhecimento populacional e de um crescimento
populacional descontrolado
|
. Identificar consequências negativas de correntes do envelhecimento
populacional e de um crescimento populacional descontrolado.
|
||||
Políticas natalistas e anti natalistas
|
. Conhecer o conceito de políticas natalistas e anti
natalistas.
|
||||
. Identificar medidas
a adotar para equilibrar as diferentes estruturas populacionais.
|
|||||
As grandes concentrações e os grandes vazios humanos
|
. Conhecer as
caraterísticas físicas dos principais vazios humanos a nível mundial;
|
||||
. Localizar as principais concentrações humanas
mundiais.
|
|||||
. Conhecer os fatores físicos e humanos que conduzem à concentração populacional.
|
|||||
Movimentos da população e as principais causas
|
. Compreender o conceito de cada movimento
migratório;
|
||||
Principais caraterísticas das migrações
|
Identificar tipos de movimentos migratórios e
as caraterísticas quanto à duração e ao espaço
|
||||
Consequências das migrações
|
Referir consequências
positivas ou negativas a nível económico, social e a nível populacional para países
de partida e de chegada.
|
||||
Os grandes ciclos migratórios internacionais
|
. Identificar
fluxos migratórios a nível internacional.
|
||||
Fatores atrativos/repulsivos que influenciem as migrações
|
.Mencionar fatores repulsivos/atrativos que
originem a saída/entrada de população de uma dada região
|
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO - ANO LETIVO 19-20
GEOGRAFIA
MATRIZ
DO 2.º TESTE DE GEOGRAFIA – 8.º ANO - 1.º PERÍODO
- . Associar diferentes valores de EMV a diferentes níveis de desenvolvimento;. Identificar os motivos de uma baixa EMV nos países menos desenvolvidos do mundo;. Identificar os motivos de uma elevada EMV nos países mais desenvolvidos do mundo
A
distribuição e evolução da taxa de fecundidade no mundo
. Conhecer a
definição de taxa de fecundidade ou de índice sintético de
fecundidade.
A
distribuição da taxa de mortalidade no mundo
.
Relacionar o diferente nível de desenvolvimento dos países e os
diferentes valores de taxa de mortalidade associados;
.
Identificar fatores explicativos para as ainda elevadas taxas de
mortalidade nos PED;
.
Identificar fatores explicativos para os valores relativamente
elevados de mortalidade nos PD.
A
distribuição e evolução da taxa de mortalidade infantil no mundo
. Identificar os
motivos que justificam valores de taxa de mortalidade infantil ainda
elevada na maioria dos PED;
. Identificar os
motivos que justificam valores de taxa de mortalidade infantil muito
baixos na maioria dos PD.
A taxa de crescimento natural e a sua distribuição
no mundo
. Compreender
os motivos que justificam a diferença entre o crescimento natural
elevado, na maior parte dos PED e o baixo crescimento natural, ou
até mesmo negativo, nos PD.
A distribuição e evolução da esperança média
de vida (EMV) no mundo
A estrutura etária da população e os grupos
etários
. Analisar pirâmides etárias a partir de um formato padrão;
. Caraterizar a estrutura etária de
países desenvolvidos a partir de pirâmides etárias;
. Caraterizar a estrutura etária de
países em desenvolvimento a partir de pirâmides etárias;
. Relacionar indicadores demográficos
como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e a esperança
média de vida com a análise de pirâmides etárias.
Observação: A matriz dá indicações importantes
para orientar o estudo. No entanto, não dispensa o estudo integral
dos conteúdos lecionados sobre os temas selecionados para o teste.
MATRIZ DO TESTE 1
TEMA: A evolução da população mundial
Conceito
|
Objetivo
|
Já sei
|
Rever
|
Dúvida
|
|
O diferente desenvolvimento dos países
|
. Distinguir noções de país desenvolvido, país em desenvolvimento e
países emergentes.
|
||||
Conhecer e calcular os principais indicadores demográficos
|
. Calcular o crescimento natural, a taxa de
natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural e a taxa de
mortalidade infantil;
|
||||
. Analisar e interpretar resultados;
|
|||||
. Compreender em que situações o crescimento natural
é positivo, negativo ou nulo.
|
|||||
Compreender a evolução demográfica mundial
|
. Analisar a
evolução da população mundial;
. Conhecer as diferentes fases da população mundial
e o comportamento dos indicadores demográficos em cada uma delas.
|
||||
A distribuição e evolução da taxa de natalidade no mundo
|
. Conhecer os fatores explicativos do diferente
comportamento da taxa de natalidade nos países desenvolvidos e nos países em
desenvolvimento;
|
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO - ANO LETIVO 18-19
GEOGRAFIA
MATRIZ DO TESTE 5
TEMAS: RISCOS MISTOS: A ATMOSFERA
Conceito
|
Objetivo
|
Página
|
Já sei
|
Rever
|
Dúvida
|
A atmosfera: papel, composição e
estrutura vertical
|
. Compreender o fenómeno de efeito
de estufa natural;
|
94
|
|||
. Conhecer as funções essenciais
da atmosfera;
|
95
|
||||
. Reconhecer as diferentes camadas
da atmosfera
. Conhecer a importância da
estratosfera;
|
95
|
||||
. Identificar
a composição da atmosfera;
|
97
|
||||
O aumento do efeito de estufa
|
. Compreender
o fenómeno de efeito de estufa artificial;
.
|
99
|
|||
Consequências do aumento do efeito de
estufa
|
. Identificar consequências do
aumento do efeito de estufa;
|
100 à 103
|
|||
Camada protetora de ozono
|
. Explicar
o fenómeno de depleção da camada de ozono;
|
108 e 109
|
|||
.
Identificar os gases (e a sua proveniência) que reduzem a camada de ozono;
|
108 e 109
|
||||
.
Reconhecer as consequências da camada de ozono;
|
108 e 109
|
||||
Smog – um problema de poluição urbana
|
.Compreender
a forma como se forma o Smog;
.
|
110
|
|||
.Identificar consequências
provenientes do Smog;
|
111
|
||||
. Explicar
o conceito de ilha de calor;
|
111
|
Para o primeiro teste
deste período (fev.2019) deves estudar muito bem os seguintes pontos:
1. Conhecer
a definição de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD)
2. Reconhecer
o principal objetivo da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD)
3. Conhecer
os fatores de insucesso da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) nos PED
4. Explicar
o funcionamento da ajuda multilateral
5. Conhecer formas de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD)
6. Explicar o que é a ajuda desligada
7. Reconhecer a área de atuação dos seguintes organismos (OMS, OMC, FMI e
UNICEF)
8. Explicar a importância da redução da dívida externa dos PED
9. Conhecer os Objetivos do Milénio
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO - ANO LETIVO 2018-19
GEOGRAFIA
MATRIZ DO TESTE 2
TEMAS: PAÍSES COM DIFERENTES GRAUS DE DESENVOLVIMENTO E
INTERDEPENDÊNCIA ENTRE ESPAÇOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO
Conceito
|
Objetivo
|
Página
|
Já sei
|
Rever
|
Dúvida
|
Índice de Desenvolvimento Humano
|
. Conhecer a definição de IDH;
. Identificar as três dimensões
básicas do desenvolvimento humano;
|
22
|
|||
. Reconhecer as críticas apontadas
ao IDH;
|
23
|
||||
. Localizar no mapa mundo os
países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.
|
22
|
||||
Índice de Pobreza Multidimensional
|
. Conhecer
a definição de Índice de Pobreza Multidimensional e as suas dimensões de
estudo;
|
24
|
|||
Índice de Desigualdade de Género
|
. Conhecer
a definição de Índice de Desigualdade de Género (IDG) e as suas dimensões de
estudo;
|
24
|
|||
Herança histórica
|
. Reconhecer os obstáculos ao
desenvolvimento associados aos efeitos da colonização europeia;
|
35
|
|||
Défice democrático
|
.
Reconhecer a relação existente entre o défice democrático e a corrupção e os conflitos
armados;
|
36
|
|||
. Explicar por que motivos a dívida
externa se constitui como um obstáculo ao desenvolvimento;
|
37
|
||||
. Identificar as categorias dos principais
obstáculos ao desenvolvimento;
|
39
|
MATRIZ 8.º ANO
1.o Teste de avaliação – 3.o período
Conceito
|
Objetivo
|
Página
|
Já sei
|
Rever
|
Dúvida
|
Fatores condicionantes da agricultura
|
. Encontrar soluções para os fatores condicionantes da agricultura.
|
126
|
|||
A agricultura moderna e a agricultura
de subsistência
|
. Conhecer as caraterísticas da agricultura moderna.
|
128
|
|||
Conhecer as caraterísticas da agricultura de subsistência.
|
128
|
||||
Os diferentes sistemas de cultivo
|
. Reconhecer os diferentes tipos de sistemas de cultivo, no que respeita
à quantidade de culturas, uso do solo e irrigação.
|
129
|
|||
Agricultura de plantação
|
. Identificar tipo de culturas produzidas pela agricultura de plantação.
. Identificar vantagens advenientes das energias renováveis.
|
130
|
|||
Impactes ambientais da agricultura
moderna
|
. Identificar os problemas ambientais da agricultura moderna.
|
132
|
|||
Agricultura biológica
|
. Identificar vantagens e desvantagens da agricultura biológica.
|
134
|
|||
A importância da pecuária no mundo
atual
|
. Distinguir as caraterísticas da pecuária intensiva das da pecuária
extensiva.
|
139
|
1.o Teste de avaliação – 2.o período
Conceito
|
Objetivo
|
Página
|
Já sei
|
Rever
|
Dúvida
|
Distribuição da população mundial
|
. Conhecer a localização das quatro grandes concentrações humanas.
|
58 e 59
|
|||
. Enunciar fatores que conduziram à concentração populacional na Ásia
Oriental e na Europa Ocidental e Central.
|
58 e 59
|
||||
. Conhecer caraterísticas de vazios humanos, como por exemplo: deserto de
Gobi, Alasca, Amazónia e Himalaias.
|
60 e 61
|
||||
. Localizar os seguintes vazios humanos: deserto de Gobi, Alasca,
Amazónia e Himalaias.
|
60 e 61
|
||||
Mobilidade da população
|
. Saber o que significa emigração e imigração.
|
64
|
|||
. Dar exemplo de outro movimento migratório para além de emigração e
imigração.
|
64
|
||||
. Caraterizar no tempo e no espaço os seguintes movimentos migratórios:
sazonal, êxodo rural e emigração.
|
65
|
||||
Fluxos migratórios
|
. Identificar no mapa os principais fluxos migratórios.
|
69
|
|||
. Referir os fatores que motivem a entrada ou saída de população numa
dada região
|
68
|
||||
. Referir uma consequência positiva e uma negativa para os países de
chegada e de partida.
|
72
|
||||
As cidades, principais áreas de
fixação humana
|
. Identificar num mapa regiões do mundo com maior ou menor crescimento
urbano.
|
82
|
|||
Os problemas das grandes cidades
|
. Identificar problemas das grandes cidades e conhecer soluções para os
mesmos.
|
84
|
|||
Organização funcional das cidades
|
. Conhecer as funções do CBD e que tipo de classe social que as habita;
. Identificar áreas da cidade onde habitam as classes sociais mais
desfavorecidas;
. Enunciar motivos que dão origem à formação de novas áreas centrais
|
86 e 87
|
2.o Teste de avaliação – 1.o período
Ano letivo 2017/18
Conceito
|
Objetivo
|
Página
|
Já sei
|
Rever
|
Dúvida
|
Índice de desenvolvimento humano
|
. Conhecer o conceito de
país desenvolvido, país em desenvolvimento e país emergente
|
14
|
|||
. Associar países ao valor
de IDH
|
15
|
||||
Conhecer e calcular os principais indicadores
demográficos
|
. Crescimento natural
. Taxa
de natalidade
.
Taxa de mortalidade
.
Taxa de mortalidade infantil
.
Taxa de crescimento natural
|
13
|
|||
. Compreender a evolução da
taxa de crescimento natural da população a partir da evolução de dados
estatísticos
|
13
|
||||
. Compreender quando o crescimento natural negativo, positivo ou nulo.
|
13
|
||||
Compreender a evolução demográfica mundial
|
. Analisar a evolução da população mundial.
.
Compreender o modelo de Transição Demográfica e a evolução do comportamento da
natalidade e da mortalidade.
|
18
17
|
|||
. Associar diferentes valores
de taxa de natalidade a países com diferentes graus de desenvolvimento
|
21
|
||||
Fatores explicativos do diferente
comportamento da taxa de natalidade nos países desenvolvidos e nos países em
desenvolvimento
|
.Identificar os fatores que
justificam diferentes valores de taxa de natalidade entre países
desenvolvidos e em desenvolvimento
|
22
|
|||
A distribuição e evolução da taxa de
fecundidade no mundo
|
. Conhecer o conceito de
Índice Sintético de Fecundidade
|
23
|
|||
A distribuição e evolução da taxa de
mortalidade no mundo
|
. Associar diferentes valores
de taxa de natalidade a países com diferentes graus de desenvolvimento
|
25
|
|||
Fatores que contribuíram para a diminuição da
taxa de mortalidade nos países em desenvolvimento
|
. Conhecer os fatores
explicativos que contribuíram para a diminuição da taxa de mortalidade nos
países em desenvolvimento
|
26
|
|||
A distribuição e evolução da taxa de
mortalidade infantil no mundo
|
. Associar diferentes valores
de taxa de mortalidade infantil a países com diferentes graus de
desenvolvimento
|
28
|
|||
. Conhecer os fatores
prioritários da redução da taxa de mortalidade infantil nos países em
desenvolvimento
|
29
|
||||
O crescimento natural da população –
projeções por continente
|
. Interligar o crescimento
populacional por continente com o diferente comportamento da taxa de
natalidade e de mortalidade
|
20
|
|||
A distribuição e evolução da esperança média
de vida no mundo
|
. Associar diferentes valores
de esperança média de vida a países com diferentes graus de desenvolvimento
|
30
|
|||
. Identificar os fatores
explicativos da diferente esperança média de vida entre países desenvolvidos
e em desenvolvimento
|
30
|
MATRIZ 9.º ANO
1.o Teste de avaliação – 3.o período
Ano letivo 2016/17
Subdomínios
|
Descritores
|
. O aumento do efeito de estufa
|
.
Enunciar atividades humanas que contribuam para o aumento do efeito de
estufa;
.
Reconhecer processos naturais que contribuam para o aumento do efeito de
estufa;
.
Conhecer os gases que contribuem para o aumento do efeito de estufa;
.
Reconhecer consequências resultantes das alterações climáticas;
.
Reconhecer consequências da subida do nível médio das águas do mar;
.
Mencionar fatores que contribuem para o aumento do dióxido de carbono na
atmosfera;
.
Identificar medidas que devam ser adotadas para controlar o aumento do
dióxido de carbono na atmosfera;
. Conhecer as alterações provocadas pelo
aquecimento global ao nível da temperatura média da Terra e na precipitação
média nas várias regiões do planeta;
.
Compreender os diferentes níveis de poluição atmosférica entre as áreas
urbanas e as áreas rurais;
|
. A diminuição da espessura da camada de ozono
|
. Conhecer as consequências diretas da diminuição da espessura da camada
de ozono;
|
. Chuvas ácidas
|
. Identificar medidas que contribuam para a redução das chuvas ácidas;
|
.Desigualdades na distribuição e acesso a água doce
|
. Conhecer a distribuição da água à superfície do
planeta;
. Enunciar os fatores que contribuem para a poluição das águas dos rios e dos lagos. |
. Degradação das águas continentais e marinhas
|
. Principais fatores que contribuem para a poluição das águas dos rios e
dos lagos.
|
. Degradação do solo e desertificação
|
. Reconhecer diferentes tipos de degradação dos solos;
. Causas e efeitos da degradação dos solos;
. Identificar as estratégias que poderão ser
desenvolvidas para proteger o solo.
|
. A importância das florestas
|
. Compreender o conceito de desflorestação;
. Valorizar a importância das florestas;
. Identificar causas e consequências da desflorestação.
|
Bom estudo, amigos!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
MATRIZ 7.º ANO
2.o Teste de avaliação – 2.o período
Ano letivo 2016/17
Domínio
|
Subdomínio
|
Objetivos
|
A
Terra: estudos e representações -
A
localização dos diferentes elementos da superfície terrestre
|
Europa física
|
.Localizar no mapa os principais elementos físicos
europeus;
. Conhecer as fronteiras naturais da Europa.
|
Europa política
|
. Localizar no mapa os países europeus;
. Conhecer as capitais dos países europeus.
|
|
União Europeia
|
. Identificar os países que integram a União
Europeia;
. Conhecer os principais objetivos da União
Europeia.
|
|
O território português
|
. Localizar no mapa as ilhas que constituem os
arquipélagos dos Açores e da Madeira;
. Localizar no mapa os distritos de Portugal.
|
MATRIZ 9.º ANO
2.o Teste de avaliação – 2.o período
Ano letivo 2016/17
Domínio
|
Subdomínio
|
Objetivos
|
Riscos,
ambiente e sociedade
|
A
atmosfera: papel, composição e estrutura vertical
|
. Definir
atmosfera;
.
Identificar caraterísticas das diferentes camadas da atmosfera;
.
Conhecer as funções essênciais da atmosfera para a vida na Terra.
|
Ação
da atmosfera sobre a radiação solar
|
.
Definir efeito de estufa;
.
Compreender a noção de balanço térmico;
.
Conhecer os gases com efeito de estufa (GEE);
.
Identificar medidas para diminuir a emissão de gases com efeito de estufa
(GEE);
. Conhecer
o conceito de albedo.
|
|
O
aumento do efeito de estufa
|
.
Reconhecer as consequências do aumento do efeito de estufa.
|
|
Consequências
do aumento do efeito de estufa
|
.
Conhecer as principais fontes emissoras de GEE.
|
|
Camada
protetora
|
.
Compreender a importância da camada de ozono;
. Compreender
o conceito de “buraco” do ozono;
.
Conhecer as consequências do “buraco” de ozono.
|
|
Smog - um problema de poluição urbana
|
. Definir
smog;
.
Compreender o fenómeno de “ilha de calor”.
|
|
Chuvas
ácidas
|
.
Definir chuvas ácidas;
.
Conhecer os gases que estão na origem da formação de chuvas ácidas;
.
Reconhecer consequências das chuvas ácidas.
|
REGULAMENTO DE ENTREGA E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE GRUPO
PRAZO DE ENTREGA:
.Dia e hora: 17/02/17 ATÉ ÀS 23h.59m.59s
Não serão aceites trabalhos entregues após a data e horas definidas.
MODALIDADE DE ENTREGA:
.Via Mail: profmoucho@gmail.com
MATERIAIS A ENTREGAR:
. PowerPoint (ou apresentação similar) com um máximo de 25 diapositivos. O PowerPoint deve respeitar as indicações dadas quanto à sua organização. (capa, índice, introdução, bibliografia, citação de fontes no corpo do texto e nas imagens...);
. Material pedagógico a explorar com os colegas em aula (atividade);
. Desenvolvimento do trabalho em Microsoft Word (opcional).
. Aos trabalhos entregues não poderá ser acrescentada mais informação para a apresentação oral.
REGRAS PARA A APRESENTAÇÃO:
. Data de início das apresentações: 20/02/17
As apresentações, no geral, iniciar-se-ão pela ordem dos grupos e dos temas.
Porém, cada grupo deverá estar preparado para apresentar o seu trabalho em qualquer aula a partir desta data (poderão ser alteradas apresentações), assim que chamados pelo professor.
Assim, cada grupo deverá possuir o trabalho guardado numa Pen (ou em mais...) e em sistema informático (mail de cada um dos elementos do grupo). Nunca o trabalho deverá estar guardado apenas numa das duas modalidades.
A falta de um elemento do grupo não será justificação para a não apresentação do trabalho. Todos os elementos devem conhecer e dominar o trabalho no seu todo, pelo que a apresentação deverá ser efetuada.
Todos os elementos do grupo deverão ter um papel ativo na apresentação oral do trabalho.
MATRIZ 7.º ANO
1.o Teste de avaliação – 2.o período
Ano letivo 2016/17
Estrutura
|
Objetivos
gerais
|
Objetivos
específicos
|
|
GRUPO I
|
. As escalas
|
. Definir
escala de um mapa;
.
Identificar os dois tipos de escala existente;
.
Calcular distâncias reais;
. Converter escala gráfica em escala numérica;
.
Calcular a escala de um mapa;
|
|
GRUPO II
|
. Localização relativa de um lugar
. Orientação pelo sol;
|
. Conhecer os pontos cardeais e colaterais da
rosa-dos-ventos;
. Identificar os pontos cardeais face à
posição do sol;
. Aplicar a utilização dos pontos cardeais e
colaterais na localização relativa dos lugares;
|
|
GRUPO III
|
. Localização absoluta de um lugar;
|
. Localizar num
mapa as linhas imaginárias;
. Localizar lugares a partir de coordenadas
geográficas;
|
|
Informações complementares:
Realização dos seguintes exercícios do manual:
Exercícios 6 a 10 da pg. 45 ;
Exercício
da pgs. 64 e 65 do manual;
Revisão dos exercícios da ficha 10, 11, 12, 13,
14, 15, 16 e 17 do caderno de atividades.
Revisão dos apontamentos do caderno diário.
|
Matriz de 9.º ano de escolaridade
3.o Teste de avaliação – 2.o período
Ano letivo 2016-17
Estrutura
|
Objetivos gerais
|
Objetivos específicos
|
|
GRUPO I
|
• Compreender a
importância da Ajuda Internacional ao Desenvolvimento
|
.Conhecer a
definição de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD);
. Enunciar razões
pelas quais os países mais pobres do mundo são os mais beneficiados pela APD;
. Conhecer as
caraterísticas da ajuda multilateral;
. Identificar outro
tipo de ajudas ao desenvolvimento;
. Conhecer os
principais Objetivos do Milénio;
. Reconhecer medidas
promotoras do comércio justo;
. Identificar os
fatores de insucesso da APD;
. Compreender o
conceito de ajuda desligada.
|
|
GRUPO II
|
• Compreender os
conceitos, causas e consequências das catástrofes naturais.
|
. . Conhecer o
conceito, causas e consequências de tornados e furacões;
. . Identificar as diferentes etapas de formação de um tornado;
. . Conhecer o conceito de seca, vagas de frio, vagas de calor, cheias,
inundações e movimentos de vertente;
. . Identificar causas, consequências e medidas de prevenção dos
deslizamentos de terras;
. . Distinguir cheia de inundação;
. . Distinguir leito normal de leito de cheia;
. . Explicar as medidas de prevenção que podem evitar cheias e inundações;
. .Conhecer as consequências das temperaturas extremas.
.
|
|
GRUPO III
|
. Identificar informações relacionados com os seguintes
vídeos visionados em sala de aula:
- Madeira: Inundações urbanas e cheias repentinas (Etiqueta
de pesquisa: Cheias e inundações).
- Sandy: Um rasto de destruição (Etiqueta de
pesquisa: Tempestades violentas).
- A Desertificação é um assassino silencioso
(Etiqueta de pesquisa: Desertificação).
|
SITES PARA PESQUISA
TRABALHOS DE GRUPO
(os sites vão sendo adicionados gradualmente, à medida que possa considerar interessantes para a vossa pesquisa)
Águas de Portugal
Sociedade Ponto Verde:
Amb3E:
European Environment Agency
European Union- climate action:
Associação Portuguesa de Educação Ambiental:
Portal do clima:
Naturlink:
Quercus:
National Geographic:
Agência Portuguesa do Ambiente:
Portal do ambiente e do cidadão:
World Resources Institute:
United
Nations Environment Programme:
FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations):
World Water Assessment Programme (WWAP):
World Health Organization (OMS):
Greenpeace:
ICN (Instituto de Conservação da Natureza):
The state of the world’s land and water (FAO): http://www.fao.org/docrep/017/i1688e/i1688e.pdf
Living Planet Report (WWF):
Living in the environment:
Conservation International:
EPA (United States Environmental Protection Agency):
Global Footprint Network:
INE (Instituto Nacional de Estatística):
Comunicação social (pesquisa de notícias):
Euronews:
Agência Lusa:
Critérios de avaliação
Itens do trabalho
|
Critérios (%)
|
10
|
|
Cumprimento
das normas: Capa, índice, introdução, conclusão e bibliografia
|
15
|
Rigor
científico
|
40
|
Criatividade
e diversidade de instrumentos apresentados
|
10
|
Aplicação
de exercício pedagógico-didático à turma
|
15
|
Apresentação
oral à turma
|
10
|
De uma maneira geral,
um trabalho deverá ter a seguinte estrutura:
1. Capa
2. Página de Título
3. Sumário /Índice
4. Introdução
5. Desenvolvimento
6. Conclusão
7. Bibliografia
8. Anexos (quando
necessário)
As referências bibliográficas
(segundo as normas APA – American Psychological Association)
Referência a ideias de
outro (s) autor (es) no corpo do trabalho
No corpo do trabalho, o uso das ideias de outro (s) autor (es) deve ser sempre identificado, através da indicação do sobrenome do autor e do ano de publicação da obra, nesta ordem: (Silva, 2004).
Sempre que utilizadas as palavras textuais do (s) autor (es), deve constar o sobrenome do autor, o ano de publicação e o número (s) da (s) página (s) de onde as mesmas foram extraídas antecedido por dois pontos: (Silva, 2004: 45-46). A citação aparece sinalizada entre “aspas” ou em estilo itálico.
Sempre que utilizadas as palavras textuais do (s) autor (es), deve constar o sobrenome do autor, o ano de publicação e o número (s) da (s) página (s) de onde as mesmas foram extraídas antecedido por dois pontos: (Silva, 2004: 45-46). A citação aparece sinalizada entre “aspas” ou em estilo itálico.
Exemplos: Autor único
Facultativo para este trabalho: Referência para identificação de autor sem citação: (Davis, 1996).
Exemplo: Segundo a teoria de Davis (1996) o Modelo de Transição Demográfica apresenta na sua última fase um crescimento populacional nulo ou praticamente inexistente.
Exemplo: Segundo a teoria de Davis (1996) o Modelo de Transição Demográfica apresenta na sua última fase um crescimento populacional nulo ou praticamente inexistente.
Obrigatório para o presente trabalho: Referência para identificação de autor com citação: (Davis, 1996:54)
Exemplo: “o Modelo de Transição demográfica, na sua última fase, apresenta baixas taxas de natalidade e mortalidade, o que implica um crescimento populacional nulo, ou até, por vezes, devido à mortalidade ser superior à natalidade, negativo”. (Davis, 1995:54)
Dois ou mais autores
- Referência para identificação dos autores sem citação: (Davis, Campos e Machado, 1996)
- Referência para identificação dos autores com citação: (Azevedo, Campos e Machado, 1996:54)
- Referência para identificação dos autores sem citação: (Davis, Campos e Machado, 1996)
- Referência para identificação dos autores com citação: (Azevedo, Campos e Machado, 1996:54)
As referências bibliográficas no final do trabalho
Estas referências devem ser feitas de acordo com uma sequência de informações:
Obrigatório para este
trabalho: Informações principais:
Autor (es) – Primeiro o sobrenome seguido de vírgula e depois a inicial do primeiro nome em maiúsculas
Ano – Tem de aparecer entre parêntesis.
Título da obra – Tem de aparecer em itálico
Edição – Tem de aparecer entre parêntesis
Local de publicação – Texto normal
Editor – Texto normal
Ano – Tem de aparecer entre parêntesis.
Título da obra – Tem de aparecer em itálico
Edição – Tem de aparecer entre parêntesis
Local de publicação – Texto normal
Editor – Texto normal
Exemplos:
a) Autor único
Almeida, J. (1990). Portugal: os próximos 20 anos – Valores e Representações sociais (Vol. VIII). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
b) Dois autores
Almeida, J. e Ferreira, P. (1990). Portugal: os próximos 20 anos - Valores e Representações sociais (2ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Almeida, J. (1990). Portugal: os próximos 20 anos – Valores e Representações sociais (Vol. VIII). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
b) Dois autores
Almeida, J. e Ferreira, P. (1990). Portugal: os próximos 20 anos - Valores e Representações sociais (2ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
c) Mais do que dois autores
Almeida, J., Ferreira, P., e Magalhães, A.
(1990). Portugal: os próximos 20 anos - Valores e Representações sociais (2ªed.).
Lisboa: Fundação
Quando a fonte tem 6, ou
mais autores, cita-se o apelido do primeiro seguido da expressão “et al.”
d) Instituições como
autores
Instituto
Português da Juventude, (1990). Portugal: os próximos 20 anos - Valores e
Representações sociais (2ªed.). Lisboa: Instituto Português da Juventude.
e) Artigo de jornal
Frada,
J. (1998, Setembro 19). Portugal e o desafio da globalização. Expresso,
pp. 5-7.
f) Artigo de
enciclopédia com autor
Almeida,
J. (1990). Portugal e o desafio da globali-zação, in Gonçalves, F. (Ed.)
(1990). Enciclopédia luso-americana. (Vol 1, pp.319-327). Lisboa:
Edi-ções Europa-América.
g) Artigo da World Wide Web (www)
Saúde, S. (1997). A Articulação da Oferta com as
necessidades de Formação Profissional, na óptica da Gestão dos Recursos
Humanos. Beja: Escola Superior de Educação, disponível em URL: , acedido a 21 de Novembro de 2004.
h) Endereços Web (Governamentais
ou de organizações)
Wisconsin
Department of Natural Resources. (2001).
Glacial habitat restoration areas.
Disponível em: http://www.dnr.state.wi.us/org/land/wildlife/hunt/hra.htm
i) Endereços web (pessoais).
Duncan, D. (1998, Agosto 1). Homepage. Consultado
em Julho 30, 2007 em:
j) Artigo de revista
Apelido (s), Nome (Ano). Título do
artigo. Título da revista . Volume, (Número), Páginas.
Organização da capa
de um trabalho
As informações devem surgir pela seguinte ordem:
- Informação da escola (topo da página/centrado);
- O título do trabalho (meio da página/centrado);
- Nome, turma e número dos alunos que realizaram o trabalho (alguns espaços abaixo do título/centrado);
- Disciplina a que se destina, devendo surgir como: “Trabalho apresentado no âmbito da disciplina de…(Alguns espaços abaixo das informações dos alunos/centrado);
- Ano de escolaridade (alguns espaços abaixo do nome da disciplina/centrado);
- Nome do professor da disciplina (alguns espaços abaixo do ano de escolaridade/centrado);
- Ano letivo - ex.º: 2016-2017 (fim da página/centrado)
- O título do trabalho (meio da página/centrado);
- Nome, turma e número dos alunos que realizaram o trabalho (alguns espaços abaixo do título/centrado);
- Disciplina a que se destina, devendo surgir como: “Trabalho apresentado no âmbito da disciplina de…(Alguns espaços abaixo das informações dos alunos/centrado);
- Ano de escolaridade (alguns espaços abaixo do nome da disciplina/centrado);
- Nome do professor da disciplina (alguns espaços abaixo do ano de escolaridade/centrado);
- Ano letivo - ex.º: 2016-2017 (fim da página/centrado)
Próxima publicação sobre os trabalhos: classificações!
----------------------------------------------------------------------
Matriz de 7.º ano de escolaridade
2.o Teste de avaliação – 1.o período
Ano
letivo 2016/17
Estrutura
|
Objetivos
|
Grupo
I
|
. Conhecer as vantagens da utilização do mapa;
. Conhecer as vantagens do globo;
. Identificar os diferentes tipos de projeção cartográfica;
. Associar o tipo de projeção mais adequada a diferentes
representações da superfície terrestre no mapa.
|
Grupo
II
|
. Distinguir diferentes tipos de mapas;
. Classificar diferentes tipos de mapas, enquanto mapas de base ou
temáticos;
. Conhecer o nome de diferentes tipos de mapas;
. Conhecer os elementos que devem estar representados num mapa;
. Justificar a necessidade desse tipo de elementos;
. Distinguir os dois tipos de escalas de um mapa existentes;
. Identificar os elementos num mapa.
|
Grupo
III
|
. Identificar representações mais recentes e modernas da superfície
terrestre.
|
Matriz de 9.º ano de escolaridade
2.o Teste de avaliação – 1.o período
Ano letivo 2016-17
Estrutura
|
Objetivos gerais
|
Objetivos específicos
|
|
GRUPO I
|
• Compreender
as causas e consequências dos obstáculos ao desenvolvimento
|
.Conhecer as medidas tomadas
pelos europeus na colonização do continente africano;
. Compreender a origem dos
conflitos sociais e situações de guerrilha dos países africanos na
actualidade;
. Compreender os
obstáculos políticos ao desenvolvimento;
. Enquadrar a dívida
externa no tipo de obstáculo ao desenvolvimento;
. Reconhecer fenómenos
naturais enquanto obstáculos ao desenvolvimento;
. Reconhecer países mais afectados
por catástrofes naturais;
. Reconhecer o obstáculo demográfico
ao desenvolvimento;
. Compreender a
dependência externa da economia dos países em desenvolvimento.
|
|
GRUPO II
|
• Compreender
as desigualdades no comércio mundial
|
. . Identificar os três maiores fluxos comerciais
a nível mundial;
. .
Compreender o conceito da degradação dos termos de troca;
. .
Relacionar a evolução dos preços dos produtos primários com a degradação dos
termos de troca;
. .
Identificar os países mais afetados pela degradação dos termos de troca;
. .
Identificar balanças comerciais positivas, deficitárias ou nulas;
. . Compreender
a estrutura das exportações, por tipo de produto e por regiões da OMC;
. .
Compreender a desigualdade no sistema de trocas comerciais entre PD e PED;
. . Conhecer
a estrutura de exportações dos NPI;
. . Conhecer
os benefícios e os efeitos negativos da globalização do comércio;
.. Compreender de que forma a globalização
contribuiu para o crescimento de muitas economias em desenvolvimento.
|
|
Matriz de 7.º ano de escolaridade
1.o Teste de avaliação – 1.o
período
Ano letivo 2016/17
Estrutura
|
Objetivos
gerais
|
Objetivos
específicos
|
|
GRUPO I
|
. A Geografia: evolução e definição
. O estudo das paisagens
|
. A
Geografia: evolução e definição;
. Estudo das paisagens: paisagens naturais e humanizadas;
. Métodos de observação das paisagens: observação direta e
observação indireta
.
Vantagens e desvantagens da observação direta e indireta.
|
|
GRUPO II
|
. A cartografia
. Os diferentes tipos de representações
da superfície terrestre
|
. O globo e o mapa;
. As vantagens e desvantagens da
utilização do globo e do mapa.
|
|
Informações complementares:
Páginas de estudo do manual: Da pág. 10 à
pg.15; da pg. 22 à 25;
Realização dos seguintes exercícios do manual:
Exercícios 1 a 5 da pg. 16;
Exercício 2 da pg. 44 do manual;
Revisão dos exercícios da ficha 1, 2, 4 e 5 do
caderno de atividades.
Revisão dos apontamentos do caderno diário.
|
Matriz de 9.º ano de escolaridade
1.o Teste de avaliação – 1.o período
Ano letivo 2016-17
Estrutura
|
Objetivos
gerais
|
Objetivos
específicos
|
|
GRUPO I
|
• Compreender os
conceitos de crescimento económico e de desenvolvimento humano
|
. Identificar o significado das siglas que identificam
grupos ou associações de países;
. Localizar geograficamente esses
grupos ou associações de países;
. Distinguir crescimento económico de
desenvolvimento humano;
. Reconhecer indicadores de desenvolvimento humano e de
crescimento económico;
. Reconhecer desigualdades mundiais em diferentes áreas, suas causas e consequências. |
|
GRUPO II
|
• Compreender o
grau de desenvolvimento dos países com base no índice de desenvolvimento
humano (IDH) e em outros indicadores compostos
|
. Conhecer o
significado da sigla IDH;
. Conhecer as
dimensões que medem o IDH;
. Identificar
níveis de desenvolvimento pela classificação;
. Compreender
o significado da linha que delimita os níveis de desenvolvimento no
mapamundi;
. Conhecer as
principais críticas que são apontadas ao IDH;
. Reconhecer
caracetrísticas do IDH, do IDHAD, do IDG e do IPM;
. Conhecer
conceitos do IDHAD, do IDG e do IPM;
. Conhecer
dimensões de medida de cada um dos índices anteriores;
. Compreender
a evolução geral do IDH por grupos e regiões.
|
|
Matriz para a 5.ª
ficha de avaliação - 8.º ano de escolaridade
- 3.º Período
Ano letivo 2015-16
Ano letivo 2015-16
Conteúdos
|
Objetivos
|
Páginas
|
Grupos de questões
|
A Agricultura
A Pesca
A
Indústria
|
- Conhecer os
fatores condicionantes da agricultura;
- Conhecer as
caraterísticas da agricultura moderna e de subsistência.
- Compreender
as caraterísticas da agricultura de plantação;
- Identificar os problemas ambientais mais
associados à agricultura moderna e à agricultura de subsistência;
- Reconhecer as vantagens e
desvantagens da agricultura biológica;
- Conhecer as
caraterísticas da pecuária intensiva e extensiva;
- Compreender os
fatores naturais da obtenção de pescado;
- Identificar
num mapa duas das principais áreas de pesca no mundo;
- Conhecer as
caraterísticas da pesca industrial e tradicional;
- Identificar as técnicas de pesca industrial;
- Compreender
os problemas associados à depredação dos mares;
- Enunciar soluções para o problema da
sustentabilidade das pescas;
- Problematizar
a aquacultura como uma solução para o problema da sobrepesca;
- Identificar regiões de industrialização
mais antiga e industrialização mais recente;
- Identificar as regiões de maior
produção industrial no mundo;
- Relacionar
o nível de industrialização com o nível de desenvolvimento das regiões;
- Compreender
os motivos que conduziram à deslocalização industrial e à criação de
NPI (novos países industrializados).
- Compreender os fatores de localização
industrial;
|
126
128
130
132
134
139
145
146
147 e 148
147
149
149
151
159
159
159
159
164 e 165
|
Grupo I
Grupo II
Grupo III |
Matriz para a 4.ª ficha de avaliação - 8.º ano de escolaridade
- 2.º Período
Ano letivo 2015-16
Ano letivo 2015-16
Conteúdos
|
Objetivos
|
Grupos de questões
|
Taxa de urbanização
Os diferentes tipos de morfologia urbana e a
organização funcional das cidades
Setores de atividade económica
Os
recursos naturais
|
- Reconhecer o crescimento da
população urbana, sobretudo nos PED;
- Mencionar os fatores que
conduziram a essa situação.
- Enunciar problemas
caraterísticos das cidades dos PED;
- Identificar soluções que possam
atenuar os problemas das grandes cidades;
- Identificar serviços
numa planta que estejam interligados a funções centrais de uma cidade;
- Conhecer as principais caraterísticas das
áreas funcionais de uma cidade;
- Referir os motivos que
justifiquem a localização da indústria na periferia das cidades;
- Identificar tipos de
plantas;
- Refere as principais
caraterísticas das diferentes plantas;
- Associar a cada
exemplo de atividades económica o setor respetivo;
- Identificar regiões de maior desenvolvimento à
distribuição da população ativa por setor de atividade;
- Classificar como
metálicos, não metálicos ou energéticos alguns exemplo de minerais;
- Identificar os tipos
de combustíveis mais comercializados no mundo para a produção de energia;
- Mencionar razões que
sustentem a tendência do crescimento dos recursos energéticos;
- Conhecer o nome das energias
renováveis;
- Referir as vantagens
oferecidas pelas energias renováveis.
|
Grupo I
Grupo II
Grupo III
Grupo IV
|
Matriz para a 3.ª
ficha de avaliação - 8.º ano de escolaridade
- 2.º Período
Ano letivo 2015-16
Ano letivo 2015-16
Conteúdos
|
Objetivos
|
Grupos de questões
|
A estrutura etária da população
Políticas Demográficas
Grandes concentrações e vazios humanos
Mobilidade da população
|
- Analisar pirâmides etárias;
- Relacionar a análise de pirâmides etárias com os indicadores demográficos;
- Compreender os problemas socioeconómicos associados a estruturas
populacionais desequilibradas;
- Compreender qual a política demográfica a aplicar consoante a estrutura
etária do país;
- Conhecer as diferentes medidas de ambas as políticas demográficas;
- Identificar
a localização das grandes concentrações e grandes vazios humanos;
- Conhecer as caraterísticas dos vazios humanos;
- Conhecer os fatores que explicam cada uma das concentrações humanas;
- Conhecer os diferentes movimentos migratórios;
- Caracterizá-los no tempo e no espaço;
- Conhecer as consequências positivas e negativas das migrações
para as áreas de partida e chegada;
- Identificar no mapa-mundo os principais fluxos migratórios
internacionais;
- Conhecer os fatores repulsivos/atrativos que estão na origem dos
movimentos migratórios.
|
Grupo I
Grupo II
Grupo III
|
Indicações auxiliares
ao estudo:
- Deves estudar da pg. 35 à
pg. 41, da pg.46 à 48, da 56 à 61, 64 e 65, 68, 69 e 72;
- Deves resolver os exercícios do manual
da pág. 52, 63, 76 à 78;
- Deves rever/efetuar os exercícios das
seguintes fichas do caderno de atividades: 10, 11, 13, 14, 15, 16, 17 e ficha
global 2;
- Não te esqueças de
estudar os apontamentos do teu caderno diário.
Organização do trabalho de grupo
Tema: Quem quer ser
Geógrafo?
Objetivo Geral:
Mobilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina
Regras para a realização do trabalho de grupo:
1.
Cada grupo deve ser constituído por um mínimo de
três elementos e por um máximo de quatro;
2.
A entrega do trabalho deverá ser efectuada até
dia 26 de fevereiro;
3.
Cada elemento do grupo deve identificar a parte
realizada no trabalho;
4. A não entrega do trabalho de um determinado
aluno, terá consequências diretas na avaliação do aluno e não do grupo;
5. Porém, a entrega do trabalho por parte de todos
os elementos valoriza o trabalho de grupo final, pelo que é importante todos
elaborarem a sua parte.
Operacionalização do trabalho:
· . Cada elemento do grupo deve elaborar seis
questões geográficas, duas para cada nível de dificuldade, com 4 respostas
possíveis, sendo que só uma delas está correta;
· . A questão deve ser clara e não pode permitir
múltiplas respostas;
. Cada questão deve ser elaborada por grau de dificuldade 1, 2
ou 3.
Critérios para os graus de dificuldade:
a) O nível de dificuldade varia entre 1 e 3;
b)
O nível de dificuldade mais acessível é o 1 e o
nível de dificuldade mais elevado é o 3;
c) Os níveis de dificuldade diferenciam-se pelo tipo de questão formulada, muito específica, ou de caráter mais geral e pelo tipo de respostas de opção apresentadas, de acordo com os exemplos seguintes:
c) Os níveis de dificuldade diferenciam-se pelo tipo de questão formulada, muito específica, ou de caráter mais geral e pelo tipo de respostas de opção apresentadas, de acordo com os exemplos seguintes:
Exemplo para nível de
dificuldade 1 (carácter geral):
Constitui uma área desértica quente
a)
O Sara. c)
O Gobi.
b)
A Península Ibérica. d) A planície central europeia.
No grau de dificuldade 1 podem
surgir duas respostas desenquadradas com a questão (Península Ibérica e
planície central europeia não são desertos, logo não constituem opções).
Exemplo para nível de
dificuldade 2 (carácter intermédio):
Qual a área desértica que corresponde à Austrália
a)
Deserto do Sara. c)
Planalto da Etiópia.
b) Deserto de Gobi. d)
Grande Deserto de Areia.
No grau de dificuldade 2 pode
surgir apenas uma resposta desenquadrada (o planalto da Etiópia não é um
deserto, logo não constitui opção)
Exemplo para nível de
dificuldade 3 (carácter específico):
O deserto de Gobi localiza-se nos seguintes países:
a)
China e Coreia do Norte. c) Mongólia e China.
b)
China e Rússia. d) Coreia do Norte e Mongólia.
No grau de
dificuldade 3 não podem surgir respostas desenquadradas (todos os países estão
na proximidade do deserto e são respostas plausíveis).
Áreas temáticas sobre as quais podem
efetuar questões:
Todos os
conteúdos lecionados em Geografia, até à data de lançamento do trabalho e desde
a primeira aula de 7.º ano de escolaridade.
Nota: O grupo deve articular-se, logo no início, selecionando
temas, para não haver repetição de perguntas. No final, devem reunir-se para se certificarem dessa situação. Devem fazer as perguntas entre os elementos do grupo, testando o jogo que estão a criar. Dessa forma, podem detetar erros ou falhas.
Modo de execução e entrega:
Modo de execução e entrega:
Cada pergunta e
opções de resposta é efetuada num cartão (cartolina) de dimensões 6x9 cm
(altura x comprimento) e a resposta correta é dada no verso. O cartão pode ser
manuscrito ou efetuado em Word (recorrendo à colagem do texto).
Questões de grau de dificuldade 1 - cartão amarelo;
Questões de grau de dificuldades 2 - cartão verde;
Questões de grau de dificuldades 3 - cartão azul.
Questões de grau de dificuldade 1 - cartão amarelo;
Questões de grau de dificuldades 2 - cartão verde;
Questões de grau de dificuldades 3 - cartão azul.
Cada elemento do
grupo elabora duas perguntas por cada nível de dificuldade e executa os cartões
finais.
A entrega dos
cartões é feita em grupo e não individualmente.
Aplicação do jogo:
No final do
ano será aplicado o jogo “Quem quer ser Geógrafo” em todas as turmas de 8.º
ano, sendo o regulamento definido em data oportuna.
GUIÃO DE ESTUDO PARA A EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO EM PORTUGAL
11/01/2016
Este é o teu segundo guião de estudo para a análise da demografia e atividades económicas em Portugal. Este guião vai ser apenas orientado para as páginas do teu manual (42, 43, 44, 49 e 62).
As questões não farão menção a nenhuma página específica (mas as respostas estão nessas páginas), muito menos se a resposta está no texto ou se aparece numa figura. Terás, assim, de encontrar a resposta através da leitura e pesquisa.
Neste guião, existirão, no final, duas questões abertas, que te vão solicitar capacidade de síntese, de construção de texto e de ideias.
Não te esqueças, o compromisso é incrementar o grau de dificuldade. Mas acredita que vais ser capaz!
Neste guião, existirão, no final, duas questões abertas, que te vão solicitar capacidade de síntese, de construção de texto e de ideias.
Não te esqueças, o compromisso é incrementar o grau de dificuldade. Mas acredita que vais ser capaz!
Questões:
1- Até que faixa etária Portugal perdeu população, entre 2001 e 2011?
2 - Qual o valor da percentagem, em 2011, do escalão etário dos 30 aos 69 anos?
1- Até que faixa etária Portugal perdeu população, entre 2001 e 2011?
2 - Qual o valor da percentagem, em 2011, do escalão etário dos 30 aos 69 anos?
3 - Qual foi o aumento, desse escalão etário, de 2001 até 2011?
4 - Qual o aumento percentual da população com mais de 70 anos entre 2001 e 2011?
5 - Em que regiões do país o crescimento efetivo é mais elevado?
6 - Em que regiões se verificam os menores índices de envelhecimento em Portugal?
7 - Segundo o cenário demográfico mais plausível para Portugal, e em comparação com o ano de 2010, refere:
a) a percentagem de aumento da grupo etário dos idosos;
b) se existe uma perspetiva, ou não, de aumento da população e com que valores;
c) percentagem de aumento da taxa bruta de natalidade;
d) o aumento da esperança média de vida, para os homens e para as mulheres;
e) o valor de crescimento do índice de fecundidade;
f) o aumento do número de idosos por cada 100 pessoas em idade ativa.
8 - Qual o valor previsto da população com 65 anos, ou mais, no ano de 2020 em Portugal?
9 - Que nome Maria José Carrilho deu ao envelhecimento em Portugal?
10 - Que política demográfica é implementada em Portugal?
11- Enumera três medidas dessa política, que consideres relevante, aplicadas em Portugal.
12 - Qual era a idade média da mãe ao nascimento do primeiro filho em 2012?
13 - Quais as duas principais caraterísticas da distribuição da população em Portugal?
14 - Quais os fatores humanos que justificam essa distribuição?
15 - E os físicos?
16 - Como consideras a evolução da população portuguesa nos últimos anos, nos diversos indicadores demográficos estudados?
17 - Justifica a tua resposta anterior.
Bom trabalho!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Matriz para a 2.ª ficha de avaliação - 8.º ano de escolaridade
- 1.º Período
Ano letivo 2015-16
Ano letivo 2015-16
Conteúdos
|
Objetivos
|
Grupos de questões
|
Tipos de desenvolvimento
Calcular os principais indicadores
demográficos
Compreender a evolução demográfica
mundial
|
- Distinguir conceitos de países desenvolvidos, países em
desenvolvimento, países emergentes e países menos avançados;
- Efetuar cálculo de crescimento natural, taxa de natalidade, taxa de
mortalidade, taxa de crescimento natural e taxa de mortalidade infantil;
- Compreender em que situações a taxa de crescimento natural pode ser
positiva, nula ou negativa;
- Analisar evolução da população mundial por PD e PED;
- Compreender o modelo de transição demográfica, explicando como se
processa a evolução da população em cada uma das fases, em função da evolução
da natalidade, da mortalidade e do crescimento natural;
- Conhecer os fatores que explicam o diferente comportamento da taxa de
natalidade nos PD e nos PED;
- Conhecer o conceito de Índice Sintético de Fecundidade;
- Compreender os elevados valores de taxa de mortalidade nos PD (em
termos globais) e os fatores que conduzem a taxas de mortalidade muito
elevada nos países menos avançados do mundo;
- Conhecer os fatores que justificam os diferentes valores de taxa de
mortalidade infantil entre PD e PED;
- Compreender por que razão o crescimento natural é mais elevado nos PED;
- Compreender os motivos que justificam diferentes valores de Esperança
Média de Vida entre PD e PED;
|
Grupo I
Grupo II
Grupo III
Grupo IV
Grupo V
Grupo VI
|
Indicações auxiliares
ao estudo:
- Deves estudar da pg. 13 à pg. 32;
- Deves resolver os exercícios do manual da pág. 16 e 32;
- Deves rever/efetuar os exercícios das seguintes fichas do caderno de
atividades: da 1 à 7;
- Não te esqueças de estudar os apontamentos do teu caderno diário,
- Podes rever os seguintes vídeos:
. Angola tem segunda maior taxa do mundo de mortalidade infantil (etiqueta:
mortalidade infantil);
. Planeamento familiar no Uganda (etiqueta: crescimento populacional);
Nota: Não te esqueças de trazer calculadora!
Bom trabalho!
GUIÃO DE ESTUDO PARA OS INDICADORES DEMOGRÁFICOS EM PORTUGAL
Este é o teu primeiro guião de estudo para a análise da demografia e atividades económicas em Portugal. Para desenvolveres este assunto vais ter outros guiões ao longo do ano. Nota: Os primeiros vão ser muito orientados e direcionados para questões concretas. Mas, ao longo do ano ser-te-ão disponibilizados guiões progressivamente mais generalistas, ou seja, irão dar-te, apenas, pistas do trabalho a desenvolver. Deverás resolver as propostas de trabalho sempre num espaço à parte no teu caderno (deixa cerca de 10/15 folhas do final do caderno), ou cria um separador próprio no teu dossier, para que fiques com a informação sobre Portugal devidamente organizada.
Agora vamos ao primeiro, que será o mais fácil... e que te propõe uma tarefa simples: a resposta a cada uma das questões abaixo discriminadas. Para responderes às questões terás de ler atentamente as páginas 33 e 34 do teu manual, bem como analisar mapas e gráficos. Deverás copiar as questões para o caderno. A correção será feita oralmente em sala de aula.
Questões:
1- Qual o valor da taxa de natalidade em 1900 (texto)?
2 - Qual o valor da taxa de natalidade entre 2001 e 2011 (texto)?
3 - Quais os três distritos de Portugal Continental que possuem valores de taxa de natalidade mais elevada (fig. 38)?
4 - Entre que valores (classe) de natalidade se encontram os arquipélagos dos Açores e da Madeira (fig.38)?
5 - São os mais elevados do país (fig.38)?
6 - Menciona o valor da taxa de fecundidade no ano de 1960 e e 2020 (fig.39).
7 - Refere três razões explicativas para a diminuição dos valores da taxa de natalidade e fecundidade em Portugal (matéria dada em aulas anteriores).
8 - Qual o valor da taxa de mortalidade na atualidade?
1- Qual o valor da taxa de natalidade em 1900 (texto)?
2 - Qual o valor da taxa de natalidade entre 2001 e 2011 (texto)?
3 - Quais os três distritos de Portugal Continental que possuem valores de taxa de natalidade mais elevada (fig. 38)?
4 - Entre que valores (classe) de natalidade se encontram os arquipélagos dos Açores e da Madeira (fig.38)?
5 - São os mais elevados do país (fig.38)?
6 - Menciona o valor da taxa de fecundidade no ano de 1960 e e 2020 (fig.39).
7 - Refere três razões explicativas para a diminuição dos valores da taxa de natalidade e fecundidade em Portugal (matéria dada em aulas anteriores).
8 - Qual o valor da taxa de mortalidade na atualidade?
9- Calcula o valor da taxa de crescimento natural (ver fórmula na pág. 13).
10 - Refere o nome dos três distritos com maior taxa de mortalidade (fig. 34).
11 - Alguns países com menor desenvolvimento, localizados no continente africano, asiático ou américa do sul possuem uma taxa inferior (matéria dada em aulas anteriores). Porquê?
12 - Comenta o gráfico da evolução da taxa de mortalidade infantil (fig. 40).
13 - Menciona três fatores que expliquem essa evolução (matéria dada em aulas anteriores).
14 - Comenta o gráfico da evolução da esperança média de vida (fig. 42).
Bom trabalho!
- 1.º Período
Ano letivo 2015-16
Ano letivo 2015-16
Conteúdos
|
Objetivos
|
Grupos de questões
|
Fatores do clima
Tipos de clima
|
- Conhecer
a influência dos fatores do clima na variação da temperatura e da
precipitação;
- Analisar
gráficos termopluviométricos identificando: . valores de temperatura;
. o valor
da amplitude térmica anual;
. meses de
maior ou menor precipitação;
- Identificar
um determinado clima a partir da análise de um gráfico termopluviométrico;
-
Descrever as caraterísticas de um determinado clima a partir de um gráfico termopluviométrico;
- Caraterizar
a amplitude térmica anual de um dado gráfico termopluviométrico;
-
Identificar meses secos e meses húmidos num gráfico termopluviométrico;
-
Reconhecer os três diferentes tipos de vales;
- Conhecer
os diferentes cursos de um rio, o relevo associado e as ações erosivas ou de
acumulação que aí ocorrem;
- Conhecer
o conceito de rede e bacia hidrográfica;
-
Identificar, numa bacia hidrográfica, o rio principal, o afluente e o subafluente;
- Conhecer
as diferentes fases de erosão de uma arriba até à formação de uma plataforma
de abrasão;
- Identificar
os dois tipos de costa;
-
Identificar formas de relevo litoral;
-
Explicar, sucintamente, a sua formação.
|
Grupo I
Grupo II e III
Grupo III
Grupo IV
Grupo V
|
Indicações auxiliares ao estudo:
· Deves estudar da
pg. 120 à pg. 131 e da pág. 154 à pág. 166.
· Deves
rever/efetuar os exercícios das seguintes fichas do caderno de atividades: da
43 à 57.
Não te esqueças de estudar os apontamentos do teu
caderno diário.
Bom trabalho!