2013-04-30 (IPMA)
No dia 30 de Abril de 2013, pelas 06:25 (hora local) ocorreu no Grupo Oriental dos Açores um sismo de magnitude 5.9 ML, com localização epicentral a cerca de 40km a sudeste da Povoação (S. Miguel). Este sismo foi sentido nas ilhas de S. Miguel, Santa Maria e Terceira. A ilha onde o impacto foi maior foi a de S. Miguel, tendo sido determinada uma intensidade máxima de V (Escala de Mercalli Modificada) em algumas das localidades da zona oriental. Nas duas outras ilhas referidas a intensidade máxima observada não ultrapassou o grau III e IV, respetivamente. No total há conhecimento do sismo ter sido sentido em pelo menos 41 freguesias das três ilhas mencionadas.
Réplicas:
Na sequência deste sismos ocorreram diversas réplicas de menor magnitude, tendo sido registadas 71 até às 15:00 locais. A réplica mais significativa atingiu a magnitude de 4,5 ML e foi sentida com intensidade máxima IV na Povoação.
Motivos:
O sismo das 06:25 UTC é de origem tectónica, e de acordo com uma análise preliminar, resulta de uma falha normal na zona de interação entre as placas Euro-Asiática e Núbia, com orientação NW-SE.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera, através do seu Centro Operacional nos Açores, continua a monitorizar o desenvolvimento da atividade sísmica.
Notícia adaptada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Resultados do sismógrafo: