quinta-feira, 18 de novembro de 2010

FMI - Fundo Monetário Internacional

Porque em Geografia se estudam organizações mundiais, este post, tem por objectivo, expilar sucintamente o que é o FMI, de que tanto se fala, e seus principais objectivos.

O Fundo Monetário Internacional (FMI), sediado em Washington é uma organização internacional que tem por objectivo assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial, através de assistência técnica e financeira.

Promove a cooperação monetária internacional, colaborando na resolução dos problemas financeiros. Procura igualmente a expansão equilibrada do comércio.

Mas é na ajuda financeira aos países membros em dificuldades económicas que mais se evidencia actualmente, face aos correntes problemas financeiros europeus, com especial incidência na Irlanda e Portugal.

Assim, financia países em situação financeira crítica, sendo o modo mais habitual no sistema SBA - Acordo Stand-by, utilizado em países com problemas de curto prazo na balança de pagamentos.

Para além do financiamento o FMI impões medidas, por muito rígidas que sejam, nomedamente no controle da despesa pública, aos países que auxília, no sentido de equilibrar a dívida externa do país, restabelecer o crescimento económico, promovendo o crescimento do PIB.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O mapa do Carbono

As emissões de carbono estão na base do aquecimento global do planeta. Para que se possa ter uma ideia aproximada de quais são os maiores pr...